skip to Main Content

Câmara debate fim das sacolas plásticas

 

Novohamburgo.org

Projeto do vereador Paulo Kopschina obriga mercados e lojas a utilizarem as embalagens oxi-biodegradáveis

Cada vez mais, a preocupação com o meio ambiente parece unir diferentes setores da sociedade em um desejo comum: tirar de linha as sacolas plásticas nos supermercados e outras lojas que a utilizam. A idéia é substituí-las por um material oxi-biodegradável.

Em Novo Hamburgo, surge um projeto para transformar esta intenção em lei. De autoria do vereador Paulo Kopschina (PMDB), a proposta concede um ano para os estabelecimentos comerciais da cidade utilizarem para acondicionamento de produtos e mercadorias em geral as embalagens plásticas oxi-biodegradáveis – OBP’s.

A proposta prevê ainda que os estabelecimentos que descumprirem a lei serão autuados e terão o alvará de funcionamento suspenso enquanto não substituírem as sacolas. O projeto deve ir à votação na Câmara de Vereadores. Se aprovado, seguirá para sanção do prefeito Jair Foscarini.

Segundo o autor da proposta, a substituição do material plástico pelo oxi-biodegradável é um passo para amenizar a poluição e para garantir a integridade de nosso meio ambiente às futuras gerações.

“O plástico comum demora cerca de 500 anos para ser degradado e absorvido em ambiente natural. Esse tipo de material causa diversos transtornos quando dispensado no solo, obstruindo esgotos e córregos, causando enchentes e facilitando a proliferação de insetos e animais nocivos a saúde dos seres humanos”, justifica.

Discurso comum

A necessidade de substituição do plástico, que chega agora à Câmara, já é uma preocupação assumida por ambientalistas e pelos próprios supermercadistas, como antecipou o portal novohamburgo.org em agosto.

Durante a Expoagas, em Porto Alegre, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Sussumu Honda, lembrou que o problema é cultural, já que em países como a Alemanha, o consumidor leva sua própria sacola para fazer compras e não aceita o material plástico.

A idéia de cada um ter sua própria sacola é a base do projeto desenvolvido em Novo Hamburgo pelo movimento Roessler para Defesa Ambiental.

A entidade está trabalhando junto à comunidade e lojistas para difundir a idéia de uso de uma sacola de pano, aposentando de vez a sacola plástica.

“Nos muitos países do primeiro mundo, é obrigatório pagar uma taxa para os sacos plásticos nos mercados e, com isso, as pessoas usam e reusam sacos mais rígidos, como os de pano. Isso virou uma moda. Os sacos são bonitos e bem desenhados”, explicou Markus Willimzig, presidente do Roessler.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top