skip to Main Content

Campanha quer diminuir pela metade o uso de sacola plástica no Brasil

 

Intelog de 02 de dezembro de 2007

Marcos Graciani

Uma iniciativa com origem no Sul quer espalhar pelo país o uso de sacolas ecológicas.

No próximo dia 12 de dezembro, será lançada em Porto Alegre uma campanha para estimular as empresas a adquirir lotes de sacolas de pano personalizadas com sua marca. A sacola é produzida em sarja de algodão orgânico e tem um fundo chato para melhor acomodar as compras.

Cada unidade custará R$ 12 – o equivalente ao preço de 100 sacolas plásticas. O valor não parece ser um impeditivo visto que um brasileiro consome, somente em compras de supermercado, 800 sacolas plásticas por ano. “O que deve ser levado em conta é o custo ambiental da sacola de plástico, que quase não é reutilizada, enquanto uma sacola ecológica tem até três anos de validade”, compara Jorge Mello, consultor de projetos sociais e ecológicos.

Mello é um dos organizadores da campanha, que tem como meta reduzir em até 50% o uso de sacolas plásticas. O projeto também tem um viés social: parte da renda é destinada ao projeto de educação ambiental de estudantes de escolas públicas de Porto Alegre.

O próximo passo será levar a iniciativa para São Paulo onde os organizadores estão buscando apoio de um grande banco. Por enquanto a campanha conta com o apoio de 10 empresas entre elas a Natura e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Veja abaixo alguns dados relacionados ao uso de sacolas plásticas no Brasil e no mundo.

Revista amanhã de outubro de 2007

– Estudos comprovam que o plástico pode levar até 500 anos para se decompor no meio ambiente.

– O mundo consome 1 milhão de sacos plásticos por minuto. Isso significa quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões por ano.

– Hoje, a produção de plástico é 20 vezes maior do que há 50 anos.

– Já no Brasil, a cada mês, mais de um bilhão de sacos plásticos são distribuídos pelos supermercados. Isto significa 33 milhões por dia e 12 bilhões por ano ou 66 sacos plásticos para cada brasileiro por mês.

– Aproximadamente 56% do lixo plástico é composto por embalagens usadas durante uma só vez.

– Mais de 80% do plástico usado é proveniente do uso doméstico.

– Cada família brasileira descarta cerca de 40 quilos de plásticos por ano.

– Cerca de 90% das embalagens plásticas viram lixo até seis meses após a compra.

Fonte – ONG FUNVERDE

This Post Has One Comment

  1. Bom Dia,
    Estamos promovendo uma palestra sobre o meio ambiente e gostaria de saber sobre a possibilidade de receber a doação de 100 sacolas ecológicas com a logomarca de vocês.
    Obrigada
    Maria José

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top