skip to Main Content

Captação de carbono pelo oceano

Por

Os oceanos do mundo absorvem mais carbono do que a maioria dos modelos científicos sugere, de acordo com novas pesquisas.

Estimativas anteriores do movimento de carbono (conhecido como “fluxo”) entre a atmosfera e os oceanos não levaram em consideração as diferenças de temperatura na superfície da água e alguns metros abaixo.

O novo estudo, liderado pela Universidade de Exeter, inclui isso – e encontra um fluxo líquido significativamente maior de carbono para os oceanos.

Ele calcula os fluxos de CO2 de 1992 a 2018, encontrando até o dobro do fluxo líquido em determinados horários e locais, em comparação com modelos antigos e não corrigidos.

“Metade do dióxido de carbono que emitimos não fica na atmosfera, mas é absorvido pelos oceanos e pela vegetação terrestre que é fixado, disse o professor Andrew Watson, do Instituto de Sistemas Globais de Exeter.

“Os pesquisadores montaram um grande banco de  de medições de dióxido de carbono próximas à superfície – o” Atlas de Carbono do Oceano na Superfície” (http://www.socat.info) – que pode ser usado para calcular o fluxo de CO2 da atmosfera para o oceano.

“Estudos anteriores, no entanto, ignoraram pequenas diferenças de temperatura entre a superfície do oceano e a profundidade de alguns metros onde as medições são feitas.

“Essas diferenças são importantes porque a solubilidade do dióxido de carbono depende estritamente da temperatura.

“Usamos dados de satélite para corrigir essas diferenças de temperatura e, quando fazemos isso, observamos uma uma grande diferença – obtemos um fluxo substancialmente maior de CO2 indo para o oceano.

 

Diferença entre mar e oceano - Alunos Online

“A diferença na absorção do oceano que calculamos equivale a cerca de 10 por cento das emissões globais de combustíveis fósseis.”

O Dr. Jamie Shutler, do Centro de Geografia e Ciências Ambientais do Campus Penryn de Exeter, na Cornualha, acrescentou: “Nossa estimativa revisada concorda muito melhor do que a anterior  com um método independente de cálculo de quanto dióxido de carbono está sendo absorvido pelo oceano.

“Esse método faz uso de uma pesquisa global do oceano por navios de pesquisa ao longo de décadas, para calcular como o estoque de carbono no oceano, comentou.

“Essas duas estimativas de ‘big data’ do sumidouro oceânico de CO2 agora concordam, o que nos dá mais confiança nelas.”

Água do mar e sol

O artigo, publicado na Nature Communications, é intitulado: “As estimativas revisadas do fluxo de CO2 do oceano para a atmosfera são consistentes com o inventário de carbono do oceano.”

Original

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top