skip to Main Content

Cheida diz que Assembléia está na contramão da sociedade

Karina D.

Lojas como a Marisa, a Renner, a Casas Bahia e a FNAC, Redes Nissei, Angeloni, Casa Fiesta, Riachuelo, Condor, Balaroti, Havan, Vivo, Tim, Livrarias Curitiba já adotaram as sacolas oxi-biodegradáveis em suas lojas no Paraná.

Não é possivel que enquanto a sociedade caminha para um lado, a Assembléia Legislativa do Paraná faça o caminho inverso”, declarou Cheida lembrando que o Projeto de Lei 795/07 tramita na Assembléia há quase um ano.

Já teria sido aprovado se um sujeito amiguinho das petroquímicas, chamado edgar bueno, não estivesse emperrando a pauta, impedindo o Paraná de ser desplastificado.

O que será que se passa na cabeça de um sujeito desses, que é eleito para cuidar dos interesses do povo e só cuida de seus interesses e dos interesses de seus amigos petromafiosos?

Com mais de 100 sacolas oxi-biodegradáveis de diferentes marcas e empresas brasileiras em mãos, o
presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) cobrou mais uma vez dos deputados, nesta terça-feira (29) a votação em regime de urgência do Projeto de Lei que torna obrigatória a utilização de material biodegradável ou reutilizavel para embalagens, incentivando a adoção de medidas alternativas ao plástico.

“Mais de 700 lojas e redes de supermercado já estão adotando sacolas oxi-biodegradáveis, propondo alternativas ao plástico e, até mesmo eliminando embalagens desnecessárias e que aumentam o volume de lixo destinado no meio ambiente. Não é possivel que enquanto a sociedade caminha para um lado, a Assembléia Legislativa do Paraná faça o caminho inverso”, declarou Cheida lembrando que o Projeto de Lei 795/07 tramita na Assembléia há quase um ano.

O deputado citou dados da Associação Paranaense de Supermercados, que estima a disponibilização de 500 milhões de sacaolas ao mês pelo setor. Já a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) trabalha com a estimativa total de 1,2 milhão de sacolas ao mês.

Temos dados de um passarinho nada verde do sindicato do plastico de que este número de 500 milhões está muito abaixo da realidade, de que no primeiro semestre de 2007 já estava na casa dos 1,2 bilhões de sacolas distribuidas no Paraná mensalmente.

Obrigada por esse dado importantíssimo passarinho nada verde.

“Na última semana, fiscais da SEMA visitaram 836 lojas em Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel, para orientar os empresários e sugerir o fim do uso do plástico. Todas elas se comprometeram a mudar”, contou Cheida.

Lojas como a Marisa, a Renner, a Casas Bahia e a FNAC, Redes Nissei, Angeloni, Casa Fiesta, Riachuelo, Condor, Balaroti, Havan, Vivo, Tim, Livrarias Curitiba já adotaram as sacolas oxi-biodegradáveis em suas lojas no Paraná. As grandes redes prometem ainda fazer o mesmo com as demais farnquias no Brasil.

“Até mesmo empresas de comunicação estão dando exemplo. O Jornal O Estado do Paraná não vende mais seus jornais em embalagens plásticas comuns e sim, em embalagens oxibiodegradáveis. Só falta a Assembléia se conscientizar”, menciou Cheida.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a população em geral está aceitando a fiscalização, chegando até a denunciar aos fiscais lojas que não estão cumprindo a determinação. “Esta preocupação da população com o meio ambiente se reflete quando é visto o número de estabelecimentos que já estão cumprindo a lei. Em Londrina, 90% dos lojistas do shopping Catuaí já adotaram as sacolas de papel ou oxi-biodegradáveis e apenas uma rede de supermercados ainda não adotou as sacolas ecologicamente corretas”, contou o secretário Rasca.

Os lojistas que ainda não se adaptaram, sabem da importância da troca e prometem corrigir os erros. “Vamos nos adaptar com certeza, pois sabemos que isso é importante, todos estão apoiando, pois quando o assunto é meio ambiente todo ser humano é favorável”, diz Marcelo Senchechen, gerente de uma lojas de roupas vistoriadas pela Secretaria em Cascavel.

Cheida lembrou ainda, que discussões já foram promovidas sobre o tema na Comissão de Indústria e Comércio e na Comissão de Ecologia e Meio Ambiente – que esclareceu a polêmica em torno das sacolas oxi-biodegradáveis. No último mês de setembro, a Comissão trouxe à Casa o representante do Comitê de Meio Ambiente do Reino Unido e coordenador da Associação Mundial dos Cientistas especializados em Plásticos Oxibiodegradáveis, Dr. Michael Stephen.

INFORMAÇÕES – As sacolas oxi-biodegradáveis são sacolas plásticas com aditivos que as fazem se degradarem mais rapidamente. O tempo que uma sacola oxi leva para se decompor é de apenas 18 meses, contra cerca de 100 a 200 anos das sacolas comuns. Este passivo ambiental irá ser pago por várias gerações. Comparado com o pequeno aumento no preço que os comerciantes terão de pagar pela troca, a escolha parece óbvia.

Você não acha que já passou da hora de você, consumidor, obrigar esta lei a ser aprovada?

Que tal se enviar um email para cada deputado estadual do Paranmá cobrando vergonha na cara deles, cobrando que eles trabalhem um pouco em troca dos seus salários fabulosos?

Você não precisa ser um membro da FUNVERDE para nos ajudar a desplastificar o Paraná e depois o Brasil. Sem sair da sua cadeira você pode colaborar conosco enviando email para esses deputados que pouco ou nada fazem, para eles saberem que tem gente de olho neles, que não é só para festar e enriquecer como por mágica que eles estão lá, que eles tem que legislar para nosso bem, para o bem da população que os elegeu.

O Cheida está se matando de tanto correr atrás desta lei, mas os seus coleguinhas estão se fazendo de tontos e sabe por que? Porque você, eleitor, não está cobrando nada deles.

Vamos ajudar o Cheida a nos ajudar.

No próximo post coloco um modelo de carta e o email de todos os nababos da ALEP – assembléia legislativa do Paraná.

Você que não é do Paraná também pode fazer sua parte, primeiro mande mensagem para nossos representantes do Paraná para nos ajudar e em anexo envie para os deputados de seu estado para eles saberem que vai chegar a vez deles também aprovarem esta lei.

Sejamos mais argentinos e menos brasileiros, vamos bater panela virtual, pressionando nossos políticos preguiçosos.

Somos muito lidos em todo o planeta, por isso, se você não é do Brasil você também pode exigir de seu representante político que ele desplastifique seu país. E claro que você pode mandar também mensagem para nossos deputados do Paraná, para que eles saibam que nem só no Paraná e no Brasil eles estão sendo vigiados.

Vigilância é o segredo do bom comportamento de todos, principalmente dos nossos políticos corruptos.

Qualquer caminhada começa com o primeiro passo, qualquer maratona começa com um participante, por isso temos que nos unir e não deixar para depois, não pensar que alguém irá resolver nossos problemas, pois todos nós somos plastificadores, poluidores pelo simples ato de respirar, então, façamos a nossa parte e cobremos dos nossos parentes, amigos, políticos, colegas de trabalho.

Isso é o exercício da cidadania, a forma mais pura da democracia.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top