skip to Main Content

China está a regressar à normalidade depois da quarentena… e os níveis de poluição também

Por Patricia Calé – Sapo-Portugal

Numa nova comparação das imagens de satélite, a ESA mostra, num vídeo animado, as emissões de dióxido de nitrogênio entre o final de dezembro de 2019 e meados de março, na China.

China está a regressar à normalidade depois da quarentena... e os níveis de poluição também

As imagens de satélite já tinham mostrado como os níveis de poluição tinham baixado na China com o período de quarentena imposto pela pandemia Covid-19, que levou ao confinamento de pessoas e, por sua vez, à redução do tráfego de veículos com motor de combustão e à menor atividade industrial.

Agora a ESA “regressa” ao país asiático para analisar a evolução da concentração de dióxido de nitrogênio na atmosfera com a ajuda de uma coleção de registos da responsabilidade do instrumento Tropomi.

Veja aqui a animação

A bordo do satélite Sentinel-5P, do programa Copernicus, as imagens registadas pelo Tropomi entre 29 dezembro último e 16 de março mostram a melhoria da qualidade do ar nas áreas em concreto onde se aplicaram as medidas mais restritivas.

No pequeno vídeo publicado pela ESA é visível a diminuição das emissões no final de janeiro, coincidindo com o período de quarentena em todo o país. Por outro lado, também se percebe que os níveis começaram novamente a aumentar no início do atual mês de março.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top