skip to Main Content

Churrasco vegetariano: receitas de espetinho com vegetais

churrasco vegetariano

Churrasco vegetariano ou vegano não é um bicho de sete cabeças. Veja como fazer receitas fáceis

Churrasco vegetariano é uma opção até para quem ainda não é vegetariano, mas está pensando na ética animal, em reduzir a pegada ecológica ou simplesmente adora comer vegetais. O churrasco de vegetais é uma boa alternativa para todo mundo, vegetarianos estritos e não vegetarianos. Então aprenda a fazer o seu próprio espetinho vegetariano para arrasar no próximo churrasco. Ensinaremos aqui como preparar cada tipo de alimento separadamente. Após prepará-los, você pode montar os espetinhos para levar ao churrasco ou levá-los sem estarem no espetinho, colocá-los na grelha e quando estiverem bem grelhados, montar os espetinhos. Confira como fazer receitas de churrasco de vegetais. Nossas dicas também valem para quem quer um churrasco vegano.

Abacaxichurrasco vegano

Corte o abacaxi em fatias circulares com uma espessura de pelo menos meio centímetro. Unte a superfície de cada fatia com um pouco de azeite e asse ambos os lados na grelha por alguns minutos. O abacaxi fica ótimo junto com tofu.

Batataschurrasco vegano

Corte as batatas em rodelas de meio centímetro de espessura e regue-as com azeite temperado com curry em pó e alho espremido. Misture os ingredientes mexendo-os em um copo. Você pode colocá-las diretamente sobre a grelha. Vire sempre as batatas de um lado e do outro para que assem bem e deixe-as no fogo baixo para não queimarem. Quando estiverem prontas, é só temperar com salalecrim e um fio de azeite.

Pimentõeschurrasco vegano

Coloque os pimentões inteiros na grelha e vire sempre até que a casca fique marrom, quase queimada. Quando estiverem nesse ponto, retire-os do fogo e deixe-os esfriar; em seguida despele-os com a mão e remova as sementes. Com as mãos, corte-os em tiras e os misture no azeite com pimenta do reino, hortelãsal e alho picado.

Pêssegoschurrasco vegano

Os pêssegos podem ser grelhados em poucos minutos na churrasqueira, basta cortá-los em fatias grossas e colocá-los no espetinho. Uma boa dica é adicioná-los a um espetinho de frutasverduras, tofu e cogumelos.

Cogumeloschurrasco vegano

Os cogumelos porcini são os mais adequados para o espetinho de churrasco vegetariano. Depois de lavados e limpos, deixe os cogumelos descansarem em uma marinada de azeite, pimenta do reino, sal e salsa picada. Depois é só colocá-los na grelha por alguns minutos e servi-los quentes. Podem ser cortados em pedaços e misturados com tofu e seitan ou misturados com outros vegetais nos espetinhos.

Tofuchurrasco vegano

O tofu deve ser deixado para descansar por pelo menos meia hora em uma marinada feita com molho de soja, azeite e ervas antes de ir para a grelha. É recomendado usar sálvia, louro, alecrim ou orégano picados. Adicione à marinada uma colher de chá de vinagre de maçã ou uma pitada de açúcar mascavo para deixar o tofu crocante. Você pode colocar o tofu em fatias diretamente na grelha ou cortar em pequenos pedaços para fazer espetinhos, junto com o tomate, o pimentão, o abacaxi e a cebola.

Cebolachurrasco vegano

Antes de colocar as cebolas na churrasqueira, descasque-as, corte-as pela metade e as ferva até que fiquem macias. Coloque-as na churrasqueira e asse-as diretamente deitadas na grelha, pincelando azeite antes por alguns minutos e virando com cuidado para que não quebrem. Para fazer o espetinho, recomenda-se cebolasinteiras e pequenas, cozinhe-as antes em água fervendo por poucos minutos e coloque-as no espetinho, regando-as com um pouco de azeite antes de grelhar.

Seitan (carne de glúten)churrasco vegetariano

O seitan pode ser grelhado, fatiado ou cortado em pedaços e combinado com legumes para preparar o espetinho de churrasco vegetariano ou vegano. Para prepará-lo você deve mariná-lo com vinho branco, vinagre de maçã, sumo de limão e uma pitada de pimenta do reino. O seitan deve descansar na marinada por cerca de 45 minutos antes de ser grelhado.

Mas atenção, se possui sensibilidade, alergia, intolerância ao glúten ou doença celíaca evite-o, pois o seitan contém glúten. Entenda mais sobre esse tema na matéria: “Doença celíaca: sintomas, o que é, diagnóstico e tratamento“.

Tomatechurrasco vegetariano

Além de colocar os tomates no espetinho para fazer seu churrasco vegetariano, você também pode cortá-los ao meio e colocá-los diretamente sobre a churrasqueira com a parte da casca para baixo. Depois de alguns minutos, vire-os para que fiquem bem assados. Tempere-os com manjericão, orégano, salsinha e cebolinhas picadas e regue-os com um fio de óleo e sal.

Aspargoschurrasco vegetariano

Limpe e corte os aspargos (remova as partes duras, cerca de um centímetro da parte de baixo), depois coloque-os na grelha por alguns minutos para que fiquem macios e crocantes. Em seguida, regue com azeite de oliva, sal e gotas de limão a gosto.

Abobrinhachurrasco vegetariano

Churrasco de abobrinha e berinjela é uma opção muito querida. Mas se você não gosta berinjela você pode fazer churrasco de aborbrinha. Basta cortar as abobrinhas circularmente ou longitudinalmente, untá-las com azeite dos dois lados e colocá-las na grelha ou no espetinho e assar por alguns minutos. Uma boa dica é fazer um espetinho de abobrinhas, tofu, berinjela e o que mais preferir no seu churrasco vegetariano.

Berinjelachurrasco vegetariano

Para fazer churrasco de berinjela basta cortar a berinjela em fatias finas (sem descascá-las) e deixar descansando por uma hora em um escorredor com uma cobertura de sal – para que elas percam o sabor amargo. Coloque o escorredor sobre uma bacia funda,  pois a berinjela irá perder água – deixe-a marinando em azeite temperado com hortelã e alho picado por pelo menos duas horas e coloque-as para grelharem já no espetinho. Se colocadas diretamente na grelha, podem grudar.

Fonte – eCycle

Charles, Ayrton, Rosângela. Essa é para vocês!

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top