skip to Main Content

Cigarros: maus para a saúde, péssimos para o ambiente

Um novo estudo indica que os seis mil biliões de cigarros produzidos anualmente no mundo têm um impacto muito negativo no ambiente, nomeadamente no clima, utilização da terra, água e toxicidade.

Há várias décadas que sabemos os efeitos nefastos do tabaco para a saúde humana, mas o novo estudo revela que a indústria do tabaco é também devastadora para o meio ambiente. A conclusão é de um grupo de cientistas do Imperial College de Londres que indica que o cultivo mundial de tabaco requer vastas quantidades de terra, água e pesticidas, e é muito intensivo do ponto de vista energético. No total, esta indústria contribui com 6,48 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano devido, ou 0,2% das emissões anuais totais. Por outro lado, contribui também para a deflorestação do mundo. Só na China, o maior consumidor mundial de tabaco, são usados 1,5 milhões de hectares de terra arável que poderia ser empregue em alimentação.

O professor Nick Voulvoulis do Centro para Política Ambiental disse que “Os impactos ambientais de fumar, desde o início ao fim, adicionam pressões significativas aos recursos cada vez mais escassos do planeta, bem como aos frágeis ecossistemas.”

O relatório pede que se tomem medidas para começar a resolver o problema, incluindo que o preço do tabaco reflita o estrago ambiental que provoca.

Fonte – Greensavers de 04 de outubro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top