skip to Main Content

Coca cola, Pepsi, Nestlé, maiores poluidoras dos oceanos?

Coca cola, Pepsi, Nestlé, as grandes rés? Imagem: DutchScenery/Shutterstock.

Coca cola, Pepsi, Nestlé, maiores poluidoras dos oceanos segundo o Greenpeace

Mais uma boa contribuição da excelente Deustche Welles para a causa dos oceanos. Segundo a DW “relatório do Greenpeace afirma que grande parte de embalagens recolhidas nos litorais de 42 países são de produtos da Coca cola, Pepsi, Nestlé, maiores poluidoras dos oceanos. Pior, a maioria desse lixo é plástico de difícil reciclagem.”

Limpeza de praias em 42 países acusa Coca cola, Pepsi, Nestlé

As multinacionais Coca Cola, Pepsi e Nestlé são as empresas que mais contribuem para a poluição dos oceanos com lixo plástico, segundo relatório do Greenpeace e da iniciativa Break Free from Plastic divulgado em 09/10/18. Junto com a iniciativa, o Greenpeace organizou 239 limpezas de praias, em setembro, na costa de 42 países, entre eles Filipinas, Tailândia, Austrália, Chile, Equador, Brasil, México, Estados Unidos, Canadá e Espanha. A ação contou com 10 mil voluntários. Von Hernández o coordenador global do movimento Break Free from Plastic, disse no lançamento do estudo em Manila:

“O relatório demonstra de forma irrefutável o papel das grandes corporações em perpetuar a poluição mundial de plástico”

Não podia ser diferente, quando se sabe que a Coca cola produz 3.400 garrafas por segundo.

187 mil peças de plástico, 65% correspondiam a embalagens de produtos de grandes corporações mundiais

Foram recolhidas 187 mil peças de plástico, 65% correspondiam a embalagens de produtos de grandes corporações, com Coca Cola, Pepsi e Nestlé à frente. Garrafas da marca Coca Cola foram encontradas em 40 países. Essas multinacionais são seguidas no ranking por Danone, Mondelez, Procter & Gamble, Unilever, Perfetti Van Melle, Mars Incorporated e Colgate-Palmolive, todas ligadas a alimentação, higiene e produtos de limpeza doméstica.

imagem de garrafas da pepsi

Coca cola, Pepsi, Nestlé, shame on you! Imagem: www.infomoney.com.br.

Cerca de 100 mil peças ou porções de plástico recolhidos eram de materiais que são impossíveis ou muito difíceis de reciclar, como o poliestireno, o PVC (policloreto de polivinila), PET (tereftalato de polietileno), usados sobretudo em garrafas e recipientes.

Coca cola, Pepsi, Nestlé, têm que fazer uma escolha

“Essas companhias têm que escolher. Podem ser parte do problema ou da solução. Se continuarem a utilizar em seus produtos revestimentos desnecessários de plástico, continuarão encorajando sua fabricação e, portanto, a poluição”, destacou Hernández.”

320 milhões de toneladas métricas por ano

Atualmente, a produção de plástico alcançou as 320 milhões de toneladas métricas por anoe, na próxima década, está previsto que cresça 40%, o que aumentará exponencialmente a liberação de gases do efeito estufa, já que 90% dos plásticos são produzidos a partir de fontes fósseis. A situação é tão grave que Organização das Nações Unidas promete a maior campanha mundial a respeito.

Assumir sua responsabilidade

O relatório enfatiza que as grandes corporações devem assumir sua responsabilidade na poluição do meio ambiente em vários níveis, já que a produção deste tipo de embalagem expõe as comunidades que vivem perto das fábricas a substâncias nocivas. Além da contaminação causada em alimentos e produtos que foram embalados com plástico.

imagem de prédio da Nestlé

O ninho com filhotes, e a mãe atenta, símbolo da Nestlé, ficou meio murcho depois da informação de lixo, não?

80% do plastico já produzido está em aterros (e nos oceanos…)

Além disso, 80% das 8,3 bilhões de toneladas métricas de plástico produzidas desde 1950 ainda permanecem no meio ambiente. Principalmente nos oceanos. Desde então, apenas 9% dessa quantidade de plástico foram reciclados adequadamente e 12%, incinerados.

Coca Cola, Pepsi e Nestlé prometem reduzir embalagens

A Coca Cola, Pepsi e Nestlé se comprometeram a reduzir as embalagens para 2025. A Coca disse que todas as suas embalagens serão recicladas. A Nestlé também pretende investir na reciclagem e reuso. E a Pepsi quer utilizar material biodegradável na produção.

Fontes – https://www.dw.com/pt-br/coca-cola-pepsi-e-nestl%C3%A9-s%C3%A3o-as-maiores-poluidoras-dos-oceanos/a-45819767 / João Lara Mesquita, Mar sem Fim de 25 de outubro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top