skip to Main Content

ComCiência lança livro sobre divulgação científica

Publicação gratuita marca a edição 200 da revista do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp

A revista ComCiência, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, marca sua edição de número 200 com a publicação de ComCiência e divulgação científica, livro que marca quase 20 anos da trajetória de experiências e experimentações na divulgação científica e cultural.

O livro, disponível gratuitamente na internet, é dividido em três partes. A primeira traz artigos publicados na revista em edição especial sobre divulgação científica, além de contar com alguns textos inéditos de colaboradores do Brasil e do exterior.

A segunda parte reúne textos elaborados por alunos da décima turma do curso de especialização em jornalismo científico e cultural do Labjor. Os textos reportam diversas faces da comunicação científica e apresentam questões que vão do jornalismo de dados aos desafios para que a divulgação se consolide ainda mais no Brasil e na América Latina.

A terceira parte é uma rememoração especial. Há 10 anos, a ComCiência apresentou uma edição comemorativa em seu 100º dossiê. Parte dessa obra foi incorporada no livro, com algumas poucas atualizações nos textos selecionados, limitando-se basicamente às novas normas gramaticais vigentes.

Em se tratando de homenagens, outro destaque é o selo artístico da edição número 100, elaborado pelo artista gráfico João Baptista da Costa Aguiar, falecido em 2017.

Segundo os organizadores, o livro chega ao público “no mês em que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) completa 70 anos de atividades, em um momento especialmente desafiador para a comunidade científica do país, agudamente ameaçada por uma política de subfinanciamento, desmonte e precarização da pesquisa nacional”.

ComCiência e divulgação científica
Organizadores: Carlos Vogt, Marina Gomes, Ricardo Muniz
Páginas: 274
Edição: Labjor/Unicamp
Disponível em: www.comciencia.br/revista-comciencia-lanca-livro-com-selecao-de-textos-sobre-divulgacao-cientifica.

Fonte – Agência FAPESP de 13 de julho de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top