skip to Main Content

Comissões discutem substituição de sacos plásticos

Agência câmara, Câmara dos deputados de 26 de novembro de 2007

As comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio promovem nesta terça-feira (27) audiência pública para discutir maneiras de estimular as indústrias de reciclagem e filmes plásticos reciclados e biodegradáveis. A idéia é elaborar diretrizes que permitam a substituição, por exemplo, das atuais sacolas plásticas utilizadas para embalar produtos no supermercado por embalagens ecológicas.

A audiência foi sugerida pelos deputados Reinaldo Nogueira (PDT-SP), Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e Dr. Ubiali (PSB-SP). Eles sugerem ainda a migração de capitais e força de trabalho da indústria de plásticos não degradáveis para o novo padrão.

Lixo

“Estima-se que a produção de filme plástico no Brasil seja de 210 mil toneladas anuais, o que, em termos do lixo produzido, corresponde a cerca de 9,7% de todo o lixo do País. Considerando que cerca de 55% do lixo nacional são depositados a céu aberto em lixões, tem-se uma quantidade assustadora de sacos plásticos produzidos, utilizados e dispensados anualmente, com a conseqüente poluição que deles resulta, aí destacados o entupimento de bueiros e sua ação sobre as inundações urbanas, e a poluição de rios, córregos e mares”, diz o requerimento apresentado pelos parlamentares.

Apesar de reconhecerem a necessidade de reduzir o consumo de sacos plásticos, os parlamentares querem discutir o impacto econômico da medida. Para eles, a mão-de-obra das fábricas de filmes plásticos poderia ser absorvida em outros setores da indústria do plástico. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), referentes a 2005, apenas 13.822 pessoas – ou 5,4% de um total de 252.931 empregados da indústria do plástico no Brasil – atuam na produção de filmes plásticos. Ocorre que a maioria das empresas são de pequeno porte e poderão enfrentar dificuldades para adaptar-se aos novos padrões.

Convidados

Foram convidados para discutir o assunto:
– o analista de Comércio Exterior Demétrio Florentino de Toledo Filho, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior;
– o engenheiro Manoel Tenório Costa, da Secretaria do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento;
– o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief), Rogério Mani;
– a gerente dos Grupos de Embalagens Plásticas e de Meio Ambiente do Centro de Tecnologia em Embalagem (Cetea de Campinas-SP), Eloisa Garcia;
– o presidente do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), Francisco de Assis Esmeraldo.

Também deverá participar da reunião um representante do Ministério do Meio Ambiente. A audiência será realizada às 14 horas, no plenário 8.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top