skip to Main Content

Como limpar casa e ficar longe do COVID-19

Por Deise Aur – GreenMe

Limpar a casa pode se tornar algo até prazeroso se compreendermos a importância deste ato e como torná-lo mais sustentável e natural, sem agredir nosso corpo e o meio ambiente, com o excessivo uso de produtos químicos. Vamos conhecer maneiras de limpar a casa de uma forma mais consciente e objetiva. Sigam as dicas e deixem o lar arrumadinho e limpinho!

As 10 dicas apresentadas neste conteúdo são:

  1. Preparar-se mentalmente para a limpeza
  2. Arrumar tudo antes de limpar
  3. Limpar por ordem de preferência
  4. Truques de como proceder com a limpeza
  5. Como e quando realizar a faxina pesada
  6. Como limpar mofo
  7. A Limpeza do forno
  8. Receitas caseiras de produtos de limpeza
  9. Bicarbonato de Sódio e 10 utilidades para a limpeza doméstica
  10. A Limpeza ecológica

Confiram todas as dicas para uma limpeza mais saudável e harmoniosa, sem agredir nossa saúde e o meio-ambiente.

1. Preparar-se mentalmente para a limpeza

Para fazer qualquer tarefa, precisamos planejar e nos organizar, mentalmente, além de nos preparar psicologicamente.

Limpar a casa, não é uma exceção neste quesito, até para tornar essa uma tarefa mais eficiente e prazerosa, embutindo neste serviço vários atrativos que podem tornar essa atividade até uma terapia.

Um ambiente limpo nos traz bem estar, ainda mais quando somos nós os autores dessa façanha. Dá gosto saber que transformamos algo para melhor, principalmente quando se trata de nosso lar! Quando limpamos nossa moradia externa isso repercute também, em nossa moradia interna e vive-versa.

Moradia bagunçada e suja é sinal de que algo não vai bem conosco. A autora Marie Kondo aborda esta questão em seu livro: Arrume a sua casa, arrume a sua Vida.

Quando vemos a bagunça e a sujeira, dá até desânimo, não é?

Fica aquela sensação de por onde começar?

Para facilitar segue uma sugestão, dessa autora Maria Kondo em seu livro já mencionado, para simplificar a limpeza e arrumação da moradia: descarte o que não te serve mais, para tornar a tua vida mais leve.

Para esvaziar nossa moradia do que não serve mais, podemos doar para quem precisa ou entregar em um posto de coleta seletiva. O acúmulo de coisas, travam e provocam desordem em nossa vida e para evitar isso podemos seguir a ordem abaixo, de seleção do que não serve mais:

1º as roupas;

2º os livros;

3º os documentos;

4º os objetos vários;

5º as lembranças materiais.

Outra forma de transformar a rotina da limpeza da casa em algo estimulante, é encará-la como exercício e atividade física.

A vantagem é que, ao mesmo tempo que a casa está sendo limpa, estamos nos exercitando, sem precisar ir à academia.

Vejam como dá para manter a forma com o serviço de casa, queimando calorias:

  1. Empilhar madeira e/ou envernizá-la (435 calorias)
  2. Capinar ou plantar (400 calorias)
  3. Cortar a grama (395 calorias)
  4. Rastelar Folhas (263-283 calorias)
  5. Cozinhar (168-348 calorias)
  6. Lavar os azulejos do banheiro (260 calorias)
  7. Aspirar e lavar pisos (220-250 calorias)
  8. Lavar as janelas (197 calorias)
  9. Tarefas básicas (164 calorias)
  10. Passar roupas (151 calorias)

Bom, após estas vantagens em fazer a faxina, vejam outras formas de fazer o serviço doméstico, com mais motivação e eficiência.

2. Arrumar tudo antes de limpar

Antes de começar a limpar, é importante recolher tudo o que estiver espalhado pela casa e arrumar tudo antes de proceder à faxina. O serviço fica, dessa forma mais prático e funcional.

Limpar com tudo bagunçado, não dá certo! Coloque cada coisa em seu lugar e deixe o pavimento livre de objetos para poder limpar bem. Este é o primeiro passo a ser dado antes de começar a limpeza da casa.

3. Limpar por ordem de preferência

Cada pessoa, de certo, tem sua tática de limpeza e ordem de preferência para limpar os cômodos de sua moradia. A forma de limpeza varia de acordo com a área a ser limpa, seguem algumas sugestões:

-banheiro, cozinha e área de serviço:

as áreas azulejadas dá para lavar o chão e as paredes; portas, janelas, armários e os respectivos objetos, podem ser limpos com pano umedecido, com os produtos sustentáveis que mais adiante, serão descritos e ensinados.

-limpeza da sala e do quarto:

há a necessidade de tirar o pó dos móveis e dos objetos; varrer tapetes e chão; passar pano umedecido em janelas e portas e, também, no chão, com produto sustentáveis e ecológicos que ainda serão listados neste conteúdo.

4. Truques de como proceder com a limpeza

*O azulejo, o box e a privada podem ser lavados utilizando uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco, que têm ação antifúngica e antibactericida e são ótimos para limpeza.

*Banheiras, pias, azulejos e sanitários, podem ser limpos, com bicarbonato de sódio, esfregando com uma esponja e procedendo com o enxágue.

*Sujeiras difíceis – a dica é misturar um pouco de detergente de lavar louças, um pouco de sal e bicarbonato de sódio.

*Tirar o pó dos aparelhos eletrônicos, móveis e objetos – o recomendável é tirar a poeira diariamente, para não acumular e tornar a limpeza mais difícil. Para completar essa limpeza, pode-se utilizar um punhado de bicarbonato de sódio misturado com pouco de água e passar com um pano macio sobre as superfícies a serem limpas.

*Limpar paredes, janelas e chão, depois de tirar o pó, passando pano umedecido com uma solução de duas xícaras de vinagre branco em meio litro de água.

*A típica gordura que é peculiar aparecer na cozinha pode ser removida, esfregando a área a ser limpa, com uma escova de dentes dura e algumas gotas de solução de bicarbonato de sódio.

*O interior da geladeira, pode ser limpo com um pouco de vinagre branco.

limpar casa

5. Como e quando realizar a faxina pesada

A limpeza pesada pode ser feita a cada seis meses. Nesta faxina pesada lava-se cortinas, tapetes e capas de almofadas.

Limpa-se as paredes, se possível até lavando-as em vez de passando pano. Quanto mais se faz a conservação diária, menos pesada será a limpeza completa e geral

6. Como limpar mofo

Na hora da faxina pesada, sempre aparece aquele mofo que a gente deixou para limpar depois e que agora precisa ser retirado. Em nosso clima tropical acontece da umidade criar mofo no quarto, sala, banheiro, é até que normal mas o ideal é não deixar o mofo se acumular e limpar assim que perceber o seu aparecimento. Mofo pode dar alergia.

Mas como limpar o mofo de uma maneira natural?

Uma forma de eliminar o mofo é borrifar água oxigenada -10 volumes sobre o mofo na superfície a ser limpa. Deixe agir por 10 minutos, depois limpe com um pano seco.

7. Limpeza do forno

O formo fica lá fechado e ninguém liga se ele está limpo ou não. Só que é nele que preparamos nosso bolo, nosso pão, então, precisa limpar sim!

Para limpar a cozinha, o forno e fogão pode-se utilizar produtos como vinagre, bicarbonato de sódio, sal de cozinha e suco de limão. Tais ingredientes não farão mal à nossa saúde por isso são indicados principalmente para a limpeza de onde se come.

Segue uma receita caseira para limpar o forno:

*Sal, bicarbonato de sódio e água – misturados em partes iguais, para fazer uma pasta limpante para áreas engorduradas do forno.

É recomendável primeiro umedecer as paredes do forno com vinagre, acender um pouco o forno, para aquecer (uns minutinhos, em fogo baixo). Em seguida desligue e deixe esfriar um pouco, mas não completamente, para facilitar a limpeza e a retirada da gordura na parte interna do forno usando a pasta feita com os ingredientes citados.

Depois é só retirar a sujeira usando um pano umedecido com água e vinagre e depois exaguar com um pano umedecido somente com água.

8. Receitas caseiras de produtos de limpeza

Para confeccionar um detergente ou um sabão líquido, de forma caseira, seguem duas receitas para a limpeza sustentável da casa, confiram:

Receita 1

Ingredientes:

  • 2 xícaras de água;
  • 2 limões;
  • 1 xícara de sabão ralado de coco ou de sabão caseiro feito de óleo de cozinha;
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Procedimento:

Derreta o sabão em 2 xícaras de água fervendo, em fogo baixo.

Retire do fogo e acrescente mais 6 xícaras de água fria, esprema os limões, acrescente o bicarbonato e misture tudo.

Guarde a mistura em garrafinhas. Utilize esse preparado no lugar do detergente ou sabão em pó.

Receita 2

Ingredientes:

  • 1 pedaço de sabão caseiro ralado;
  • 2 litros de água;
  • 1 colher de açúcar ;
  • 1 colher de óleo de rícino.

Procedimento:

Ferva tudo até dissolver.

Deixe esfriar e engarrafe para ser utilizado como sabão líquido.

9. Bicarbonato de Sódio e 10 utilidades para a limpeza doméstica

bicarbonato de sódio, além de outros ingredientes como: sal, limão e vinagre são muito úteis ter na dispensa de casa, para substituir os produtos convencionais de limpeza.

Vamos saber de 10 utilizações do bicarbonato de sódio, na limpeza doméstica do dia a dia:

  1. Lavar panelas e pratos – Para lavar louças,utensílios e panelas, com sujeiras difíceis, é só utilizar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio na água e deixar de molho, em seguida , esfregar e enxaguar.
  2. Desinfecção de Esponjas – O bicarbonato de sódio serve para desinfetar e eliminar odores da esponja de lavar louça, para isso, é só mergulhá-la em uma bacia de água morna com quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
  3. Limpeza de Micro-ondas – Para realizar a limpeza, interna e externa, do micro-ondas é necessário utilizar um pano umedecido em uma solução de água e bicarbonato de sódio. Em seguida, esfregue e enxágue com um pano umedecido em água pura.
  4. Utensílios de prata – A prataria pode ser limpa e polida com uma pasta feita com três partes de bicarbonato de sódio e uma parte de água. Com um pano úmido, esfrega-se esta pasta, gentilmente, nos objetos de prata. Em seguida, procede-se ao enxágue com água morna e seca-se bem.
  5. Remoção de manchas em xícaras, bules e chaleiras – Para este fim mergulha-se xícaras, bules e chaleiras em uma solução de água morna com bicarbonato de sódio. Manchas mais resistentes, pode-se usar a pasta ensinada para limpar prataria (Item 4).
  6. Limpeza do forno – Para limpar crostas de gordura do forno, polvilhar bicarbonato de sódio na superfície engordurada. Espirrar água quente, com um recipiente spray, sobre a área polvilhada. Deixa-se agir durante toda a noite. De manhã, limpar o forno com uma esponja úmida para remover as manchas e gorduras. Em seguida, enxaguar e secar.
  7. Limpeza de pisos e pavimentos – Para esta finalidade se utiliza um copo de bicarbonato de sódio em um balde de água morna. Em seguida, realiza a limpeza normal. Manchas mais difíceis é recomendável polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e esfregar as áreas sujas, proceder com o enxague e a secagem, normalmente.
  8. Remoção de manchas em móveis – Pode-se eliminar manchas dos móveis, polvilhando bicarbonato de sódio na área manchada e com uma esponja úmida esfregá-se, suavemente. Em seguida procede-se ao enxague e secagem, com um pano limpo.
  9. Box do banheiro – A limpeza e desinfecção do box do banheiro pode ser feita, esfregando a área a ser limpa, com bicarbonato de sódio puro em uma esponja ou pano umedecido. Em seguida, enxaguar e secar.
  10. Cortinas de chuveiro – Limpe as cortinas de plástico do chuveiro, usando uma esponja umedecida com água e bicarbonato de sódio. Enxague e deixe secar.

10. A Limpeza ecológica

Você sabia que muitos produtos para limpeza fazem mal à você e ao meio ambiente? Tudo que você usa para limpar, lavar, vai pelo ralo abaixo indo parar em rios e mares, levando espuma, perfume e muita química para ambientes habitados por várias formas de vida.

Além disso, muitos produtos contêm substâncias acusadas de interferir na produção dos nossos hormônios, podendo desregular nosso sistema endócrino e causar outros distúrbios, da alergia à má digestão. Sobre este assunto, leia mais nos artigos abaixo e, seja por você seja pelo meio ambiente, comece a proceder com a limpeza ecológica da tua casa. Tua saúde e o meio ambiente agradecerão.

Original

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top