skip to Main Content

Como o consumo da carne afeta a Floresta Amazônica?

A maior ameaça para a floresta amazônica atualmente é o consumo de carne. Ao menos 60% do desmatamento local é provocado pela pecuária, também responsável por uma boa quantidade das emissões dos gases de efeito estufa na região. Para cada quilo de carne bovina produzida no Brasil, são necessários 165 m² de pasto. Em um ano, 6.500m² de terras precisam ser utilizadas para atender à demanda de apenas um brasileiro. Isso equivale a praticamente um campo de futebol.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), 40% do rebanho de gado nacional se encontra na Amazônia, atualmente. Se não houver ações e mudanças por parte de vários setores da sociedade, a floresta será afetada drasticamente nos próximos anos.

O Greenpeace realiza a campanha “Carne ao Molho Madeira” para incentivar fazendas, frigoríferos e supermercados, com atuação nacional, a firmarem um compromisso para o desmatamento zero na Amazônia, por meio da adoção de práticas responsáveis de produção. E, assim, acabar também com o fim do trabalho escravo e a invasão de terras indígenas.

A instituição entende que os supermercados têm um papel essencial na luta, pois podem exigir dos fornecedores o cumprimento das metas pelo fim do desmatamento.

De acordo com o Greenpeace, os três maiores frigoríferos brasileiros – que somados representam 60% dos abatimentos feitos na Amazônia -, negociam carne e couro somente de fazendas comprometidas em não propagar o desmatamento, o trabalho escravo e o uso de áreas de proteção desde 2009.

E o que você pode fazer contra o desmatamento da floresta amazônica?
Além dessas empresas, a floresta amazônica precisa da sua ajuda. Ao diminuir o consumo de carne você colabora com a redução do desmatamento, além de contribuir para a melhora da sua saúde, da natureza e da segurança alimentar no mundo. Um dia sem ingerir carne representa uma economia de água suficiente para o uso diário de nove pessoas.

A ONU prevê que se a produção da proteína animal continuar a mesma até 2050, quando haverá pelo menos nove bilhões de pessoas no mundo, as florestas, a água e o solo serão completamente destruídos devido à necessidade do avanço da pecuária.

Para lutar a favor das florestas, quando for comprar carne pergunte ao açougueiro sobre a origem do produto e se não tem a ver com o desmatamento. Escolha levar para casa somente carne de estabelecimentos comerciais onde a venda de produtos animais não ameace a Amazônia.

Fonte – Planeta Água de 09 de agosto de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top