skip to Main Content

Criança e Natureza: Como o brincar ao ar livre na escola prepara para a vida

Criança brinca de subir numa árvore (Foto: Luiza Esteves - Divulgação Instituto Alana)Criança brinca de subir numa árvore (Foto: Luiza Esteves – Divulgação Instituto Alana)

O aprender vai além dos livros. O brincar livre na natureza é uma atividade que ensina e desenvolve diversas habilidades na infância

O que nossas crianças fazem na escola? Estudam e realizam uma infinidade de atividades como aulas de música, atividades esportivas e idiomas? Não que esses aprendizados não sejam importantes para a formação de uma criança, mas colocamos tantos compromissos na vida delas que não as deixamos aproveitar, plenamente, a fase mais especial de suas vidas, que é a infância. Por que entendemos a escola como um local para tarefas e lições e não como um espaço para a criança descobrir, criar, inventar e protagonizar?

A falta de contato e de oportunidades de brincar com regularidade e liberdade ao ar livre está na base de muitos problemas enfrentados pelos pequenos atualmente, como o aumento da obesidade infantil e as dificuldades de concentração, equilíbrio e atenção. Por isso, é importante que nas primeiras fases escolares a criança possa explorar o ambiente em que ela está: brincar na terra, pular na chuva, interagir com um inseto, tomar sol, acompanhar o desabrochar de uma flor, olhar as folhas de uma árvore cair ou plantar um grão de feijão e vê-lo brotar. Deixar os pequenos liderar suas explorações e interações com o ambiente natural ou mesmo experimentar a contemplação, a solidão e o ócio que a natureza permite são aspectos fundamentais de uma infância plena e saudável.

A qualidade dessas vivências autônomas, na natureza, para além das dinâmicas e limitações que caracterizam o tempo vivido na escola ou em outros ambientes de cuidado ou aprendizagem é muito especial. A educadora Márcia Harmbach conta, a partir de sua experiência em educação infantil em uma escola pública de São Paulo, quanto é fundamental e possível garantir para a criança, no espaço escolar, o brincar livre na natureza e como isso contribui para seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Assista no episódio “Educação Infantil e o livre brincar na natureza”, produzido pelo Criança e Natureza, do Instituto Alana.

Fonte – Maria Isabel Barros, Blog do Planeta de 24 de abril de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top