skip to Main Content

Crises hídricas no Brasil estão ligadas as condições de suas florestas

O Brasil enfrenta um desafio de água multidimensional. Crises severas de água – como enchentes e secas – atingiram um quarto dos municípios brasileiros no ano passado, incluindo grandes cidades como Brasília , São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória. Essas mesmas comunidades também sofreram ameaças à segurança e à qualidade da água, uma vez que inundações, deslizamentos de terra e tratamento insuficiente de efluentes têm moradores em perigo e fontes de água poluídas com sedimentos e esgoto.

À medida que essas tendências se intensificaram, o Brasil também perdeu sua primeira linha de defesa contra esses desastres naturais: suas florestas.

As florestas são uma forma de infraestrutura natural que pode melhorar os desafios da água. Restaurar florestas é uma solução baseada na natureza que pode fornecer proteção contra inundações, aumentar os fluxos de água durante os períodos de seca e melhorar a qualidade da água filtrando os poluentes e prevenindo a erosão.

A questão é: o Brasil aumentará o investimento em sua infraestrutura natural ou continuará a ser atingido pela crise da água depois da crise da água?

O Brasil tem uma riqueza inerente de infraestrutura natural. A Floresta Amazônica é um poderoso regulador de padrões de nuvens, com a transpiração de suas árvores alimentando os ” rios do céu “, que determinam quando, onde e quanta chuva vai cair. A Mata Atlântica fornece importantes fontes de água para as regiões metropolitanas brasileiras, que abrigam mais de 63 milhões de pessoas.

No entanto, o desmatamento na Amazônia e na Mata Atlântica está novamente em ascensão – apenas 12% da Mata Atlântica é deixada. Quando as florestas são cortadas, as árvores não são capazes de regular o fluxo de água abaixo do solo e manter os sedimentos no lugar. No céu acima, os ciclos hidrológicos são interrompidos.

Ao mesmo tempo, os biomas Cerrado, Caatinga e Pampa estão perdendo mais de 1 milhão de hectares de vegetação nativa por ano , uma área sete vezes maior que a cidade de São Paulo. Essas terras baixas abrigam milhares de espécies endêmicas e são as cabeceiras das mais importantes fontes de água brasileiras, incluindo a Bacia Amazônica e o Aquífero Guarani , o maior do mundo.

As crises hídricas resultantes, causadas em parte por essas perturbações, enfraqueceram as economias nacionais e locais, causaram apagões de eletricidade e estimularam protestos .

O Brasil está começando a despertar para a importância da infraestrutura natural, comprometendo – se a restaurar 12 milhões de hectares de florestas, aumentar a produção agrícola e eliminar o desmatamento ilegal até 2030. Mas isso pode não ser suficiente para evitar crises de água iminentes.

Há oportunidades adicionais para restaurar a floresta para benefícios de água no Brasil, especialmente nas bacias ao redor das grandes cidades. As cidades brasileiras, onde vive grande parte da população do país, foram as mais atingidas pelas recentes crises hídricas. Mas proteger as terras florestadas ao seu redor pode proporcionar benefícios econômicos e ambientais, além de proporcionar meios de subsistência e oportunidades de recreação para milhares de brasileiros.

Três cidades podem achar que a infraestrutura natural é uma solução fundamental para interromper as crises hídricas em curso e futuras:

Vitória – As florestas podem parar uma crise em andamento? Um dos principais portos do Brasil, a cidade tem lutado com secas severas e inundações que encheram os córregos com o solo. A companhia de água local quer construir um reservatório de armazenamento de água para garantir o abastecimento de água durante as estações secas, mas o reservatório e todo o sistema de água ainda é vulnerável à sedimentação e a fluxos de água variáveis. A restauração da bacia hidrográfica florestal que circunda Vitória pode abordar as causas profundas da poluição dos sedimentos e ajudar a regular o tempo e os fluxos do tratamento de água tornando o tratamento da água mais acessível, além de proteger o reservatório.

São Paulo – A restauração pode impedir a próxima crise? A seca recorde do Brasil atingiu o São Paulo com força. Ao mesmo tempo, os sedimentos e a poluição ameaçam a qualidade da água da cidade, aumentando os custos de tratamento de água. A rápida degradação das florestas atlânticas que abastecem São Paulo com água está apenas piorando a situação . Além de investir nas opções tradicionais de tratamento de água, as concessionárias podem se beneficiar restaurando a Mata Atlântica nas proximidades para filtrar água, reduzir a erosão e melhorar os fluxos.

Rio – Que tipos de florestas fornecem quais benefícios? Ainda há muito a aprender sobre como os vários tipos de florestas do Brasil impactam a qualidade e quantidade da água. Uma nova estação de pesquisa de água nas florestas nubladas, recentemente estabelecida no Rio, pode finalmente responder a algumas das maiores questões relacionadas a isso. A Nature Conservancy (TNC) e o IAG-USP (Laboratório de Climatologia) estão estudando a quantidade de florestas produzidas pelas nuvens de água. Os conhecimentos adquiridos com este projeto podem informar futuros esforços de restauração, para garantir que as árvores sejam plantadas e priorizadas para maximizar seus benefícios de água.

O World Resources Institute, a TNC e os parceiros estão estudando essas três cidades para determinar as respostas às perguntas acima. Em particular, esta pesquisa procura descobrir os benefícios financeiros – do aumento dos fluxos de água, para reduzir o custo do tratamento da água – que podem advir da proteção e restauração das florestas.

As florestas abundantes do Brasil são uma ferramenta essencial para a segurança da água: elas podem filtrar a água, regular o abastecimento de água e garantir que os rios atmosféricos e terrestres fluam. Quando utilizados em conjunto com a infra-estrutura “cinza” construída, como barragens e estações de tratamento, eles podem reforçar a resiliência e ampliar os benefícios ambientais. Mas, a menos que esses sistemas naturais sejam protegidos e restaurados, as crises da água continuarão. Para que as florestas protejam a água do Brasil, o Brasil deve proteger suas florestas.

Fontes – World Resources Institute / Julio Ottoboni, Envolverde de 07 de agosto de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top