skip to Main Content

Cuidar do planeta: responsabilidade de todos

ruthalice43

Jornal novo tempo de 09 de junho de 2008

Um Dever, dia após dia, percebendo, nas coisas simples de nossa rotina, tudo o que é importante para o nosso mundo.

Parecem pequenas ações, individuais, insignificantes, mas feitas por várias pessoas, continuadamente, representam um ganho vital para a natureza.

Devemos ser responsáveis por aquilo que é nosso ou nos foi emprestado, ajudando a evitar o desperdício e a combater a degradação ambiental, no momento de consumir todo e qualquer tipo de produto.

Separar o lixo, não jogar papel nas ruas, evitar o consumo de sacolas plásticas e utilizar embalagens retornáveis são algumas ações que podem fazer a grande diferença.

Nos últimos anos, a conservação do planeta ganhou grande parte da mídia mundial. E isso fez com que diversas empresas abraçassem a causa. A Coca Cola, por exemplo, realiza campanhas para incentivar o consumo de seus produtos em embalagens de vidro, pois são retornáveis e duráveis e não prejudicam o meio ambiente.

Se a coca quiser mesmo fazer e não apenas fazer de conta, que elimine as embalagens de uso único e não apenas incentive o uso das embalagens de vidro, porque se a coca só envasar seus produtos em embalagem de vidro, não terá que incentivar nada, as pessoas só utilizarão as embalagens retornáveis. Lógico e óbvio.

Agora é a vez dos Supermercados. A tendência mundial é eliminar as sacolas plásticas nestes pontos de vendas. Nos grandes centros brasileiros a idéia pegou e virou moda. O plástico foi substituído por sacolas retornáveis, eliminando boa parte do lixo que iria parar na natureza. E a mulherada adorou as bolsas que acabaram virando acessório.

Mudar os nossos hábitos não será mais uma obrigação e sim uma necessidade de sobrevivência. Afinal, o mundo não é retornável.

Você está fazendo a sua parte?

Preocupada com o bem estar social e com o futuro do meio ambiente, a rede de Supermercados Quadri iniciou uma campanha de responsabilidade social, no intuito de contribuir com o mundo.

Com o lema “Eu faço a minha parte”, a empresa tem desenvolvido diversas ações de conscientização. O próximo passo é campanha para a substituição das sacolas plásticas, que são feitas com resina sintética, originada do petróleo, levando muito tempo para decompor na natureza, pelas sacolas retornáveis.

As sacolas estarão à disposição dos clientes nos próximos dias em todas as lojas da Rede Quadri.

A empresa também lança uma inovação, acompanhando as tendências de responsabilidade ambiental. As sacolas do Quadri, além de bonitas, são retornáveis, impermeáveis e duráveis, o que garante maiores benefícios aos clientes, que também estarão fazendo a sua parte.

As sacolas do Quadri acompanharão as cores da moda, com preços acessíveis se tornando atrativas ao consumidor.

Você cliente, pode e deve colaborara. O mundo precisa de você. Elimine as sacolas plásticas, use as retornáveis.

A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg.

Na verdade a média de lixo produzida diariamente por um ser humano é de um quilo.

Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores. Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia.

O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população.

Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas,etc.
Em torno de 88% do lixo doméstico vai para o aterro sanitário. Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado.

No Brasil, pouco mais de 10% de suas cidades contam com aterros sanitários.

Vantagens da reciclagem:
– Geração de empregos;
– Redução da poluição;
– Economia de energia;
– Melhoria da limpeza e higiene da cidade;
– Diminuição da extração de recursos naturais;
– Diminuição do lixo no aterro.
– Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada.
– 1 tonelada de papel reciclado significa a economia de três eucaliptos e 32 pinus, árvores usadas na produção de celulose.
– Na fabricação de 1 tonelada de papel reciclado são necessários apenas 2 mil litros de água; no processo tradicional, esse volume pode chegar a 100 mil litros por tonelada.

Vamos reciclar as nossas idéias e o nosso mundo!

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top