skip to Main Content

Curitiba libera plantio de hortas nas calçadas. E é hora de espalharmos essa ideia

Horta em canteiro do bairro Cristo Rei

A Prefeitura de Curitiba anunciou que irá apoiar uma iniciativa que deveria ser praxe não só em todas as cidades, como em todos os edifícios do país: o cultivo de hortas nos canteiros e calçadas curitibanas. Segundo o prefeito Rafael Greca, a ideia é regulamentar a prática das hortas comunitárias ainda em sua gestão, e criar uma nova regulamentação que estimule a agricultura urbana, ofereça segurança jurídica e ainda possa mediar conflitos entre os cultivadores das hortas e as vizinhanças.

O prefeito de Curitiba junto com uma chef em projeto pelas hortas

Pois, para espanto geral, alguns responsáveis por hortas comunitárias na cidade que foram recebidos por Greca já haviam sido denunciados por moradores por “cultivo de hortaliças em espaço público”. O prefeito afirmou, no entanto, que as sanções serão suspensas enquanto um novo projeto de lei será feito para regulamentar tais práticas. “A agricultura urbana é uma tendência mundial, a humanidade tem que se voltar de novo para terra e para o arado”, disse o prefeito.

 

Como a lei atual não prevê o uso dos canteiros de grama e outros espaços públicos urbanos de terra para tal prática, a fiscalização acaba por ter de punir quem pratica o cultivo nesses locais. Além de alimentos, em diversas das iniciativas na capital paranaense – como nas hortas comunitárias dos bairros Cristo Rei e Hugo Lange – são cultivadas plantas que ajudam no combate à poluição. “Se Burle Marx, meu amigo e grande paisagista brasileiro, fosse vivo, ia louvar a ideia de colocar bananeiras, ao invés de roseiras europeias, no jardim”, concluiu o prefeito.

Fotos – Divulgação

Fonte – Vitor Paiva, Hypeness de abril de 2019

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top