skip to Main Content

Dia Mundial de Proteção ao Manguezal

Os manguezais ocupam do litoral do Amapá até Laguna, em Santa Catarina. — Foto: Rudimar Narciso Cipriani

O Dia Mundial de Proteção aos Manguezais é uma data que merece a atenção dos brasileiros. Afinal, é neste ecossistema ameaçado pela ação humana que a vida se manifesta das mais diversas formas.

Os manguezais são definidos como ecossistema de transição do meio marinho para o terrestre em que a vida é controlada pelo ritmo das marés. Em algum período, peixes, moluscos e crustáceos, espécies que são fontes de alimento para o homem, passam pelo mangue para se reproduzirem.

Os manguezais ocupam do litoral do Amapá até Laguna, em Santa Catarina. Apesar de o Brasil abrigar a segunda maior área de mangue do Planeta, há muito com o que se preocupar. Em abril de 2017, o Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil (MapBiomas) divulgou que em 17 anos se perdeu 20% da área de mangue. A destruição do ambiente para edificação de imóveis e expansão urbana é a causa principal para a severa diminuição desse ecossistema.

Guarás podem ser encontrados nos manguezais — Foto: Rudimar Narciso Cipriani

Guarás podem ser encontrados nos manguezais — Foto: Rudimar Narciso Cipriani

A lama, a areia e o emaranhado de raízes que compões os manguezais podem desagradar os olhares à primeira vista, mas merecem toda atenção e cuidado. Isso porque, com a proteção dos mangues, há consequentemente a preservação da biodiversidade, tanto da fauna quanto da flora brasileiras.

Muitas aves passam pelos mangues para se alimentar, ou ainda encontram neste ambiente um refúgio para a reprodução. Espécies como os guarás são frequentadores dos manguezais. Nos berçários formados pela espécie, a coloração vermelha da plumagem dessas aves acaba por compor a paisagem.

A vegetação deste ecossistema tem extrema importância para barrar erosões e ainda estabilizar a zona costeira. O mangue também assume um papel importante ao regular e diminuir as emissões de carbono, considerado o principal causador do efeito estufa.

Proteger os manguezais é garantir a preservação da vida.

26 de julho – Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top