skip to Main Content

Dióxido de carbono atingem o nível mais alto em 23 milhões de anos

Por   – Ecowatch

Atualmente, a atividade humana elevou o dióxido de carbono atmosférico a níveis mais altos do que em qualquer outro momento nos últimos 23 milhões de anos, potencialmente causando interrupções sem precedentes nos ecossistemas do mundo, conforme novas pesquisas.

Entender as concentrações atmosféricas de CO2 é “vital para entender o sistema climático da Terra”, porque “confere um efeito controlador às temperaturas globais”, disseram cientistas em um estudo publicado na Geology .

As mudanças climáticas são em grande parte impulsionadas por um aumento desproporcional de CO2 na atmosfera, resultante em grande parte da queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás, além de derrubar ou queimar florestas que servem como estoque de carbono, de acordo com a Union of Concerned Scientists . Um estudo de 2013 publicado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas descobriu que as mudanças climáticas decorrentes da emissão de CO2 e gases de efeito estufa não são causadas apenas por seres humanos, mas tiveram “impactos generalizados nos sistemas humano e natural”.

Medições anteriores se voltaram para os núcleos de gelo para determinar os níveis de CO2 presentes na atmosfera ao longo da história da Terra nos últimos 800.000 anos. Para expandir esse registro, pesquisadores da Universidade da Louisiana em Lafayette usaram restos fossilizados de tecidos vegetais antigos para produzir um registro de CO2 atmosférico que remonta a 31 milhões de anos de “história da Terra”.

À medida que as plantas crescem, a quantidade de dois isótopos estáveis ​​de carbono, carbono 12 e carbono 13, muda em resposta aos níveis de CO2 na atmosfera. Sabendo disso, a equipe de pesquisa mediu a quantidade relativa desses isótopos de carbono em materiais fósseis de plantas a partir de 700 medições, publicadas em 12 estudos, caracterizando plantas antigas e seus lipídios para calcular as concentrações de CO2 na atmosfera durante o período em que o plantas cresceram.

Essa “linha do tempo” atmosférica não mostrou flutuações no CO2 comparáveis ​​aos aumentos observados no século passado. De fato, as maiores concentrações de CO2 foram encontradas durante o Mioceno, entre 5 e 23 milhões de anos atrás, mas ainda estavam abaixo dos níveis atuais.

wind turbines

“Esses dados sugerem que o CO2 atual excede os níveis mais altos que a Terra experimentou pelo menos desde o período Mioceno, destacando ainda mais a perturbação atual das tendências de CO2 estabelecidas na atmosfera da Terra”, escrevem os autores do estudo em Geologia.

O aumento abrupto na quantidade de gases de efeito estufa hoje não tem precedentes nestes últimos 23 milhões de anos da história da Terra, indicando que os ecossistemas e as temperaturas globais podem ser mais sensíveis a mudanças menores nos níveis de CO2 do que se pensava anteriormente. Embora os níveis de CO2 tenham variado amplamente ao longo da história da Terra, os pesquisadores acreditam que nunca flutuaram tanto como nos últimos anos.

“Uma das mensagens mais prementes que os cientistas climáticos tentam transmitir ao público é que o CO2 atual está elevado em comparação com o passado geológico”, escrevem os autores do estudo, acrescentando que os resultados também implicam indiretamente que grandes mudanças nas plantas e nos primeiros humanos não foram impulsionado por grandes mudanças na quantidade do CO2, mas “em uma mudanças relativamente pequena na amplitude”.

Os seres humanos aumentaram a concentração de CO2 na atmosfera em mais de um terço desde o início da Revolução Industrial, de acordo com a NASA . Embora a BBC relate o “pior cenário” para as emissões de CO2 no século 21 ser considerado improvável pelos pesquisadores, os cientistas ainda esperam um aumento de cerca de 3 graus Celsius até 2100, segundo o The Guardian – 1,5 graus Celsius acima das metas estabelecidas por o acordo de Paris . 

Red clouds in a dark sky

Relatório publicado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica no início deste ano, corrobora as conclusões, confirmando que os níveis de CO2 em 2018 eram mais altos do que em qualquer outro momento nos últimos 800.000 anos. 

graph of carbon dioxide over the past 800,000 years, showing glacials and interglacials and how the 2018 CO2 level compares

A última vez em que esses valores foram altos foi há mais de 3 milhões de anos, quando as temperaturas globais estavam entre 3,6 e 5,4 graus Fahrenheit mais altas do que durante a era pré-industrial, e o nível do mar era de 50 a 80 pés mais alto do que hoje.

Original

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top