skip to Main Content

Elevando a energia sustentável para o próximo nível

Por

Perto de Totana, ao sul da Espanha, os campos brilham com a luz do sol refletida em milhares de painéis solares. A Usina Solar de Totana, operada pela Enel Green Power (EGP), contribui com 85 megawatts de eletricidade para a rede nacional de energia da Espanha, aproveitando a abundante luz do sol no país – quase 2.800 horas por ano na região de Totana. A usina é uma representação do compromisso da Espanha em combater as mudanças climáticas por meio de uma política proativa de substituir combustíveis fósseis por energia renovável abundante e acessível. Para a Espanha, isso é mais do que um ato de bondade, é a necessidade e a urgência de atos reais.

Em média, os dias ensolarados da Espanha são abundantes – um elemento que o governo espanhol está aproveitando por meio de uma política que substitui os combustíveis fósseis por fontes renováveis ​​como a solar.

A maioria dos cientistas concorda que as mudanças climáticas são causadas pela atividade humana e, em particular, pelo uso de carvão, gás, petróleo e madeira para manter nosso padrão de vida. Quando queimados, esses combustíveis que são à base de carbono liberam dióxido de carbono, um gás de efeito estufa que contribui para o aquecimento global e está alterando o clima do planeta. Desde 1880, a temperatura da terra e do oceano aumentou cerca de 0,13° F (0,07° C) a cada década, e essa taxa dobrou desde 1981. Agora é mais de 0,9 graus Celsius mais quente do que era em 1906: em todo o mundo dezoito dos dezenove anos mais quentes ocorreram desde 2001, com 2016 o ano mais quente já registrado até agora.

Para a Espanha, as mudanças climáticas são uma ameaça séria. O país já recebe vinte e cinco por cento menos chuva do que cinquenta anos atrás e as temperaturas médias aumentaram em até 46,4 graus Fahrenheit (oito graus centígrados). No século passado, quase 90% do gelo glacial nos montes Pirinéus simplesmente desapareceu. A menos que a mudança climática possa ser retardada ou revertida, as previsões são de que, nos próximos cinquenta anos, a temperatura da Espanha poderá subir outros 2,5 graus centígrados, trazendo uma estação de verão mais quente, mais seca e mais longa para suas vastas planícies centrais. Fazendo da região se transformar de um semi-árido a um clima árido. Não é de admirar que a Espanha seja tão apaixonada por energia renovável.

Em 2018, a Espanha anunciou uma política ambiental ambiciosa que veria o país encerrar sua dependência de combustíveis fósseis e, em vez disso, extrair 75% de sua eletricidade de fontes renováveis ​​até o ano de 2030, aumentando para 100% até 2050. Em última análise, o objetivo da Espanha é descarbonizar completamente sua economia, cortando suas emissões de gases de efeito estufa em 90% em relação aos níveis de 1990. Em uma série de etapas significativas para isso, a Espanha parou de emitir novas licenças para a exploração de petróleo e gás, fechou a maioria de suas minas de carvão e está encerrando seu programa de energia nuclear; muitos trabalhadores estão sendo re-treinados em empregos de energia limpa e restauração ambiental. Ao mesmo tempo, a Espanha está intensificando seu programa de energia renovável com foco em energia solar e eólica: o governo se comprometeu a instalar pelo menos 3.000 megawatts de capacidade de energia eólica e solar a cada ano, durante dez anos. É um plano de energia renovável que busca reverter o aumento das emissões de carbono. À medida que o sol brilha na usina solar Totana, ela gera energia limpa suficiente para economizar a emissão de cerca de 104.000 toneladas de dióxido de carbono a cada ano.

Além das credenciais de energia renovável, a planta de Totana da Enel Green Power (EGP) também é um modelo de sustentabilidade em si. A construção da planta de Totana, concluída em tempo recorde, foi baseada no Modelo de Construção Sustentável da EGP, que faz referência estreita aos Objetivos de Energia Sustentável das Nações Unidas para 2030; foi planejado e construído usando as melhores práticas e procedimentos inovadores que estão estabelecendo novos padrões para a Espanha. Medindo meticulosamente, mitigando e compensando, os impactos ambientais e sociais da planta são mantidos o mais corretos possíveis. Desde o início da construção, os resíduos foram reciclados, materiais orgânicos foram compostados e as necessidades de energia fornecidas por um painel solar que foi doado para uma creche local.

A usina solar Totana da EGP contribui com 85 megawatts para a rede elétrica do país e funciona de maneira a beneficiar a comunidade local. Isso marca mais um passo em direção ao objetivo de longo prazo da Espanha de descarbonizar sua economia.

De fato, envolver e apoiar a comunidade local foi um dos pilares centrais do plano da EGP para Totana. Foi dada preferência aos trabalhadores locais, esquemas de treinamento em energia renovável para os desempregados da área e programas de conscientização ambiental foram trazidos para as escolas. O EGP chama isso de “Criação de valor compartilhado” e é uma filosofia que reflete sua apreciação da necessidade de um equilíbrio positivo entre energia, comunidades e meio ambiente. Esse pensamento está impulsionando a inovação, pois o EGP explora constantemente novas maneiras de transformar ações normais em ações ‘sustentáveis’. E para o EGP, a sustentabilidade também é medida na capacidade de construir relacionamentos duradouros e confiáveis ​​com as comunidades locais – na Totana, na Espanha e em todo o mundo.

Original

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top