skip to Main Content

Em SP, crianças se alimentam de hortaliças que elas mesmas plantaram

O brincar de comidinha nunca foi tão verdadeiro e saudável.

Plantar, cuidar e colher os frutos. Se esse processo já é gratificante para um adulto, imagina só como uma criança se sente ao ver toda essa mágica acontecer. Em Poá, município do estado de São Paulo, uma ONG está estimulando as crianças a se envolverem com hortas urbanas. O brincar de comidinha nunca foi tão verdadeiro e saudável.

O projeto é realizado pela Ong Social Skate. A ideia é que os pequenos aprendam a plantar mudas enquanto recebem ensinamentos em uma linguagem simples e de fácil compreensão. Logicamente, a prática é importante e se tem uma coisa que criança gosta é colocar a mão na massa.

A Horta Comunitária Social Skate teve início em 2017 com financiamento do Instituto EDP, que também cedeu a área onde a horta foi implantada. Até então, o local era usado para descarte de lixo irregular (situação que segue acontecendo ao lado da horta, como mostra o vídeo abaixo). O projeto teve ainda a parceria da Ong Cidades Sem Fome (saiba mais aqui), que, além de acompanhar todo o processo, capacitou os responsáveis pelo cultivo, plantio e preparo da terra.

Atendendo crianças, a Social Skate se intitula como uma “associação de trabalho preventivo cujo objetivo é orientar e dar oportunidade a crianças e adolescentes construírem seu futuro longe das situações que a vulnerabilidade social oferece”. É possível ajudar no projeto da horta fazendo doação de mudas, terra, compostagem ou simplesmente oferecendo mão de obra voluntária. Confira o site da Ong aqui.

No vídeo abaixo, além de mostrar o trabalho realizado até agora, o fundador da ONG Sandro Soares chama atenção para o descarte irregular de lixo e entulho realizado continuamente na região. As imagens mostram que enquanto alguns faziam o replantio de mudas, parte do grupo realizou um mutirão de limpeza.

Fotos – Sandro Soares/Arquivo Pessoal

Fonte – Marcia Sousa, CicloVivo de 24 de agosto de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top