skip to Main Content

Empresa holandesa usa calor do asfalto para gerar energia

jmtimages 

O eco de 02 de janeiro de 2008 Uma empresa da Holanda desenvolveu uma técnica para utilizar o calor armazenado no asfalto de estradas e estacionamentos para aquecer casas e escritórios.

Dada a crescente preocupação com o aquecimento global, o sistema desenvolvido pela Ooms Avenhorn Holding BV já não parece tão “maluco” quanto parecia quando foi idealizado, há 10 anos.

Atualmente, a energia solar coletada de uma faixa de asfalto de estrada de cerca de 182 metros e um pequeno estacionamento ajuda a gerar energia elétrica para 70 apartamentos de um prédio na cidade de Avenhorn, na Holanda.

Já um centro industrial com quase 15 mil metros quadrados na cidade de Hoorn recebe a energia de mais de 3 mil metros quadrados de asfalto.

Além disso, as passarelas de asfalto presentes em uma unidade da Força Aérea holandesa estão sendo utilizadas para gerar energia para um hangar.

O sistema Road Energy System é um dos modos pelos quais os cientistas estão tentando aproveitar a energia solar, considerada uma das mais abundantes, renováveis e acessíveis formas de energia.

Entretanto, atualmente a energia solar é responsável por apenas 0,04% da energia global. O resultado pode ser explicado pelos altos custos de produção dessa energia e pela pouca eficiência energética dos sistemas que a utilizam atualmente.

Este Post tem 4 Comentários

  1. preciso das informaçoes basica ….(PROJETO; PARCERIA ETC).. de como gerar energia
    de areas asfaltada… seja para enegia domestica, publica ou privada…por exemplo aqui em brasilia-DF. TEMOS VARIAS AVENIDAS COM PISTA DUPLA QUE CORTA O DISTRITO FEDERAL DE NORTE A SUL….LESTE -OESTE COM MILHARES DE POSTE DE ILUMINAÇAO.
    NO AGUARDO DA SUA MANIFESTAÇAO .
    ATENCIOSAMENTE.
    LUIZ CLESIO

  2. Gostaria de saber como se obtem essa energia solar de estradas asfaltadas. Que mecanismo é utilizado para a retirada dessa energia. Onde essa energia é armazenada depois de retirada do asfalto. Onde são instalados os geradores de energia solar em elétrica.

    Atensiosamente
    Sandro Rodrigo Metz
    Universidade Luterana do Brasil

  3. Gostaria de saber como se obtem essa energia solar de estradas asfaltadas. Que mecanismo é utilizado para a retirada dessa energia. Onde essa energia é armazenada depois de retirada do asfalto. Onde são instalados os geradores de energia solar em elétrica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top