skip to Main Content

Energia renovável: China, Coréia do Sul, Japão e Rússia planejam super-rede

Super-rede / Super-grid

Empresários da China, da Coréia do Sul, do Japão e da Rússia assinaram recentemente um Memorando de Entendimento para criar uma matriz energética de imensas proporções, uma Super-Rede com energia oriunda de fontes renováveis diversas.

Segundo seus organizadores, o objetivo da Super-Rede é levar energia renovável de países produtores para países consumidores em várias partes do mundo. o projeto vai demandar  a construção de uma rede de energia de voltagem extremamente alta, que operará a 1.000 kilowats AC e 800 kilowats DC, para se estender  ao longo de milhares de quilômetros.

Fruto da imaginação do empresário japonês Masayoshi Son, fundador e chefe do gigante de telecomunicações chamado SoftBank Group, o projeto pretende interligar redes de outras regiões, países e até continentes com uma capacidade de 10 gigawatts.

Após o desastre ambiental da  usina nuclear em Fukushima durante o terremoto em 2011, Son ficou tão abalado que subsequentemente fundou um Instituto de Energia Renovável para ajudar desenvolver e promover fontes de energia sustentáveis. “Até o terremoto, não entendia nada sobre energia renovável”, comentou Son.

A ideia de Son foi acessar o potencial de energia solar e eólica do deserto de Gobi, na China, que estima-se ser equivalente a milhares de usinas nucleares.  “As pessoas acharam a ideia louca,  um projeto politicamente impossível, mesmo assim decidi apostar no projeto”, diz Son.

Começaram a aparecer empresários interessados, primeiro na China e na Coréia do Sul. Em seguida, a Super-Rede atraiu o interesse de uma empresa gigante da Rússia.

O próximo passo foi a criação de uma entidade sem fins lucrativos, a Organização de Desenvolvimento e Cooperação para Interconectividade Energético Global (SoftBank Group da  Global Energy Interconnection Development and Cooperation Organization).

A organização, criada em  Beijing em março de 2016, é presidiada por Liu Zhenya, ex-presidente de State Grid,uma  empresa de matriz energética da China. Do Conselho da organização fazem parte representantes dos quatro países signatários e também representantes do setor energético e de  universidades de 14 países.

A  missão da entidade é interligar as redes elétricas de todo o mundo e atender a demanda global por meio de fontes renováveis. Segundo Zhenya, a Interconectividade Energética Global (GEI) com base em energia limpa é a única solução viável para resolver questões de limitação de insumos, poluição e mudança climática.

Zhenya acredita que se houver sabedoria e abertura para a ideia, a GEI poderá ser alcançada até o ano de 2050. “A tecnologia já existe, resta encontrar a vontade política para realizar o projeto”, diz Zhenya. Espera-se que a urgência atual de parar de encher a atmosfera com poluentes à base de carvão, que acelera o processo de mudança climática, irá motivar a cooperação entre as nações  para alcançar a interconectividade energética global.

global-grid

Fontes – CleanTechnica / Xapuri Socioambiental de 16 de novembro de 2016

Finalmente pensando globalmente. Abaixo, só por curiosidade, locais que podem fazer parte da rede.

Os 10 maiores desertos do mundo

Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra são desérticos. O solo do deserto é principalmente composto de areia, e dunas podem estar presentes.

1º – Deserto da Antártida (Antártida) – 14.000.000 km²

É o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e de maior indíce de ventos fortes do planeta. A temperatura mais baixa da Terra (-89,2 °C) foi registrada na Antártica. A altitude média da Antártica é de aproximadamente 2.000 metros. Ventanias com velocidades de aproximadamente 100 km/h são comuns e podem durar vários dias. Ventos de até 320 km/h já foram registrados na área costeira.

2º – Deserto do Saara (África) – 9.000.000 km²

É o maior deserto quente do mundo, e oficialmente é o segundo maior deserto da Terra. Localizado no Norte da África, tem uma área equiparável à da Europa. O deserto do Saara compreende parte dos seguintes países e territórios: Argélia, Burkina Faso, Chade, Egipto, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Mali, Níger, Senegal, Sudão, e Tunísia. Vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas na área do Saara.

3°- Deserto da Arábia (Ásia) – 1.300.000 km²

O Deserto da Arábia está localizado em terras da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Omã, Iraque e Iêmen.

4°- Deserto de Gobi (Ásia) – 1.125.000 km²

O Deserto de Gobi é um extenso deserto situado na região norte da República Popular da China e região sul da Mongólia.
Gobi tem as seguintes dimensões: 1600 km de leste a oeste e 800 km de sul a norte, ocupando uma de área do tamanho do estado brasileiro do Amazonas.

5° – Deserto do Kalahari (África) – 580.000 km²

O Kalahari, Calaari ou Calaári é um deserto localizado no Sul da África, distribuídos por Botswana, Namíbia e África do Sul.

6° – Grande Deserto Arenoso (Austrália) – 414.000 km²

O Grande Deserto Arenoso estende-se pelo noroeste da Austrália. Faz parte de uma vasta e plana região conhecida como Deserto do Oeste.

7°- Deserto Kara kum (Ásia) – 350 000 km²

O deserto de Karakum está localizado na Ásia Central, no Turquemenistão. A população é esparsa, com uma média de uma pessoa a cada 6,5 km².

8° – Deserto Taklamakan Shamo (Ásia) – 344.000 km²

Está localizado na Ásia, na Bacia do rio Tarim, na Ásia Central, em Xinjiang Uigure, na República Popular da China.

9° – Deserto da Namibia (África) – 310.000 km²

O Deserto da Namíbia está situado na Namíbia e no sudoeste da Angola e faz parte do Namib-Naukluft National Park, a maior reserva de caça em África[. estende-se por 1600 km ao longo do litoral do Oceano Atlântico no sul de Angola e na Namíbia. A sua largura leste-oeste varia de 50 a 180 km.

10° – Deserto Thar (Ásia) – 260.000 km²

O deserto do Thar ou Grande Deserto Indiano é uma extensa região de deserto arenoso situada na região noroeste da Índia e região oriental do Paquistão.

Fonte – Gigantes do Mundo

Veja mais desertos pelo planeta clicando aqui. Temos muitas regiões desérticas pelo planeta esperando um uso e nada melhor do que gerar energia para a humanidade.

Aqui na FUNVERDE sempre pensamos no atacama e em gobi para gerarem energia e finalmente alguém foi além de pensar, agiu.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top