skip to Main Content

Escócia tem planos de banir canudos, pratos, facas e garfos de plástico e copos de plásticos

Por Jane Dalton@JournoJane – The Independent

A proibição aos talheres descartáveis ​​iria além das medidas da tomadas pela Inglaterra

Pratos, canudos e talheres de plástico podem ser proibidos na Escócia, junto com recipientes de poliestireno para comida e bebida, para ajudar a conter a onda de plástico que está matando a vida marinha.

O governo de Edimburgo lançou uma consulta pública sobre a proibição de alguns dos itens de plástico descartáveis ​​mais prejudiciais ao meio ambiente.

Segundo a consulta, que deverá entrar em vigor no próximo ano, seria ilegal que as empresas forneçam aos clientes garfos, facas, colheres, pauzinhos, pratos, bandejas, tigelas ou palitos de plástico descartáveis, bem como copos descartáveis ​​feitos de poliestireno expandido , incluindo sua tampa.

The WWF has said it is thrilled with the move

A Escócia já tem uma moratória para os cotonetes com haste de plástico.
A lista de itens visados ​​por Holyrood são aqueles mais comumente encontrados nas praias europeias e representam a maior parte do lixo no mar, disse o governo.

Se implementada, a proibição colocaria a Escócia em conformidade com as regras já introduzidas no País de Gales este ano.

The ban on plastic straws was originally delayd due to coronavirus

Na Inglaterra, uma proibição mais limitada de itens de plástico entrou em vigor no início do mês, envolvendo apenas canudos, agitadores e cotonetes com haste de plástico, mas não talheres, pratos ou copos de poliestireno.

Os ativistas que atuam no mar, dizem que esperar que isso acabe com as cenas “comoventes” destacadas pelo Blue Planet II de David Attenborough , que mostrou uma tartaruga marinha com canudos de plástico alojados em sua narina e outros presos em sacos plásticos.

A scene from David Attenborough’s Blue Planet II

As autoridades dizem que milhões de artefatos feitos de plástico são usados ​​na Escócia a cada ano, incluindo cerca de 300 milhões de canudos, 276 milhões de peças de talheres, 50 milhões de pratos e 66 milhões de recipientes de alimentos de poliestireno.

consulta na Escócia vai até o dia 4 de janeiro de 2021. A UE deve introduzir uma proibição de uso único de plásticos no próximo ano, embora o processo de tomada de decisão tenha sido retardado à medida que as autoridades avaliam o que incluir, em meio a um forte lobby da indústria de plásticos.

A secretária escocesa do meio ambiente, Roseanna Cunningham, disse: “Não há mais dúvidas de que o lixo plástico está tendo um impacto extremamente prejudicial em nossos oceanos, rios e ecossistemas terrestres. Devemos agir agora para reduzir nossa dependência do plástico descartável e avançar em direção a alternativas mais sustentáveis ​​e ecologicamente corretas.

“Deixar de fazer isso é negligenciar nosso dever para com nossos filhos, que herdarão um mundo mais poluído pelos plásticos que jogamos fora somente por uma questão de conveniência para nós.”

Ela disse que é muito importante que a introdução de uma proibição durante a pandemia seja cuidadosamente considerada por causa do efeito sobre as empresas.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top