“O público em geral deve usar máscaras faciais reutilizáveis ​​e realizar a lavagem de rotina em suas casas. É desnecessário para a segurança pessoal e muito prejudicial à saúde do planeta usar luvas descartáveis ​​para fazer compras. O desinfetante para as mãos, o sabão e a água são seguros e eficazes”, disse o Dr. Jodi Sherman, professor associado de Anestesiologia e Epidemiologia e diretor do Programa de Sustentabilidade Ambiental em Saúde da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Personal Protective Equipment Pollution in New York

Segundo um estudo da Environmental Science & Technology , o mundo está usando estimados 129 bilhões de máscaras descartáveis ​​e 65 bilhões de luvas descartáveis ​​por mês durante a pandemia. O estudo constata que isso não apenas levou a uma contaminação ambiental generalizada, como também representa um risco significativo à saúde pública, pois esse resíduo serve como vetor do vírus. 

Personal Protective Equipment Pollution in New York

“Nossa saúde depende diretamente dos recursos naturais do nosso planeta. Os materiais plásticos de uso único estão contaminando nosso ar, nossa água e também o solo, portanto, prejudicando nossa saúde. Liberar-se de plásticos de uso único é agora uma questão de saúde pública. ” disse o Dr. Saulo Delfino Barboza, professor associado do Programa de Saúde e Educação da Universidade de Ribeirão Preto no Brasil.

Personal Protective Equipment Pollution in New York

As Nações Unidas também levantaram a possibilidade de incineradores adicionais fabricados localmente para lidar com o excesso de resíduos de EPI, o que afetaria a qualidade do ar nas comunidades vizinhas. As comunidades Afro-americanas são as mais afetadas pela poluição, foi o que apontou as taxasmais altas de doenças e mortes por COVID-19.

Personal Protective Equipment Pollution in New York

“Não podemos proteger a saúde humana sem um ambiente saudável. As centenas de bilhões de máscaras e luvas descartáveis ​​de plástico que estamos usando têm um custo ambiental enorme, principalmente para comunidades que estão perto de aterros sanitários e dos incineradores, onde são jogados ou queimados estes materiais. Precisamos nos proteger do COVID hoje de maneira a não nos colocar em risco a outras doenças mortais no futuro ”, disse o diretor de campanha oceânica do Greenpeace nos EUA, John Hocevar.

Personal Protective Equipment Pollution in New York

Esses especialistas em saúde estão se manifestando semanas depois de mais de 130 especialistas em saúde de vinte países assinarem declaração garantindo aos varejistas e consumidores que bolsas e recipientes reutilizáveis ​​podem ser usados ​​com segurança durante o COVID-19.