skip to Main Content

Estudo aponta que o Round Up (glifosato) diminui a eficiência de antibióticos

Estudo publicado por revista da American Society for Microbiology aponta que o Round Up (glifosato) também diminui a eficiência de antibióticos

Não bastasse ter sido recentemente ligado à ocorrência de câncer, alterações nas estruturas do DNA e dos cromossomas num estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde, a exposição ao agrotóxico Round Up (glifosato), fabricado pela Monsanto, acaba de ser apontada como sendo também capaz de reduzir a ação de antibióticos. O artigo foi publicado ontem (24/03) pela Revista MBio que é editada pela “American Society for Microbiology”. Segundo, o que mostram os autores do trabalho, a exposição ao glifosato e outros dois herbicidas (2,4 e Dicamba) pode reduzir a eficiência de antibióticos como tetracicilina, ampicilina e ciprofloxacina, os quais são amplamente utilizados no mundo para combater infecções.

Essa junção entre toxicidade e interferência na efetividade dos antibióticos tornam a questão da contaminação por agrotóxicos um dos mais graves problemas de saúde coletiva no mundo. Como o Brasil se tornou já em 2008 o maior consumidor mundial deste tipo de substância química, o que podemos estar tendo é uma simbiose extremamente letal e que até agora recebeu pouca ou quase nenhuma atenção das autoridades sanitárias brasileiras.

Aliás, há que se frisar que a atual ministra da Agricultura, Kátia Abreu, é uma ardorosa defensora de mais uso e menos regulação no tocante aos agrotóxicos. Nesse sentido, qualquer tentativa de aumentar o consumo desses produtos e ampliar a facilidade de certificação terá que ser cotejada com os impactos à saúde humana que esses diferentes estudos estão apontando.

O estudo foi assinado pelos pesquisadores Brigitta Kurenbach, Delphine Marjoshi, Carlos F. Amábile-Cuevas, Gayle C. Ferguson, William Godsoe, Paddy Gibson e Jack A. Heinemanna.

Fonte – American Society for Microbiology / Jornada da Agroecologia

Consuma orgânicos. Se você não comprar alimento envenenado ou transgênico, eles não irão plantar porque não terão para quem vender.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top