skip to Main Content

Feira Paranaense de Supermercados é aberta pelo governador em Pinhais

 

Moranga

Este é o último post sobre o assunto eu prometo. A não ser que apareca algo divertido, com o governador esbravejando ainda mais, como na matéria da CBN.

Sei que já está ficando enjoativo, mas estou me divertindo com a pressão do primeiro sobre o segundo setor, principamente porque toda esta revolução em relação à plastificação do país está acontecendo devido a um projeto do terceiro setor – projeto sacola ecológica oxi-biodegradável e retornável de 2005 – da FUNVERDE.

Então por favor, não cortem meu barato, deixem eu me divertir momentaneamente com o medo do segundo setor, que agora vai ser obrigado a fazer a coisa certa, vai ter que diminuir seu lucro e por livre e espontânea coação ajudar o planeta.

Cadê o plano de gerenciamento de resíduos destes supermercados, shoppings, porque o lixo gerado por eles  causa um grande impacto sobre o planeta.

Durante a abertura da Mercosuper 2008 – 27a Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, no Expo Trade, em Pinhais, o governador Roberto Requião destacou a participação argentina no evento. A feira teve início neste domingo (30) e segue até a próxima terça-feira (01).

Em seu discurso, o governador elogiou a diretoria da Associação Paranaense dos Supermercados (Apras) pela presença dos representantes do país vizinho e também de um estande da Argentina na feira.

“Para mim isso é o mais importante. A integração da nossa América do Sul. Da Argentina com o Paraná e com o Brasil. Precisamos constituir definitivamente um mercado único com uma visão clara de cidadania sul-americana. Só assim poderemos enfrentar as grandes multinacionais que desrespeitam a legislação estadual”, destacou.

O governador referiu-se especialmente às grandes redes de supermercados que não utilizam as sacolas oxibiodegradáveis, parte de uma determinação estadual para proteção do meio ambiente. As sacolas socialmente responsáveis foram tema de um acordo de cooperação assinado com a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e o governo neste domingo.

O governador criticou ainda os monopólios das cadeias multinacionais de supermercados e fez uma referência aos grandes nomes paranaenses que figuram entre o ranking dos melhores no país. “Não vejo com bons olhos a invasão das multinacionais na oferta de produtos destinados à alimentação do povo”, analisou.

“Os supermercados paranaenses estão em um bom momento, principalmente com relação ao meio ambiente e tem uma parceria muito boa com o governo do Estado, com a venda dos produtos do agricultor familiar, um programa que é exemplo para o Brasil”, afirmou.

ALFABETIZAÇÃO – A Mercosuper foi palco ainda da assinatura de um termo de cooperação em favor da alfabetização dos paranaenses. Outro termo assinado na abertura da feira garante um incentivo ao programa Paraná Alfabetizado, da Secretaria da Educação. Cartazes do programa serão fixados em lojas do setor em todo o Estado.

PARTICIPAÇÃO – O governo marca presença ainda com a Feira Sabores do Paraná, uma oportunidade para que as agroindústrias paranaenses estabeleçam contato com novas opções de comercialização, com a participação de 85 famílias e 40 agroindústrias familiares, além de uma associação de famílias de Araucária expondo artesanato rural.

A Feira Sabores participa do Mercosuper desde 2003, quando foi firmada parceria entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e a Associação Paranaense de Supermercados para exposição e venda de produtos da agroindústria familiar paranaense nas gôndolas dos supermercados.

Atualmente são 57 gôndolas instaladas em 25 redes de supermercados, sendo três de cooperativas, presentes em 23 municípios do Estado. Cada gôndola apresenta, em média, produtos de 20 agroindústrias com 100 itens produzidos nos municípios da região onde elas estão instaladas.

Paralelamente ao Mercosuper, será realizada a Feira e Fórum do Complexo Agroindustrial Orgânico e de Biotecnologias, onde a Secretaria da Agricultura pretende divulgar, junto aos supermercados, o sistema de produção orgânico praticado no Estado.

Outra atração da Feira Sabores será um espaço de 25 metros quadrados para comercialização e degustação de carnes nobres de cordeiro, avestruz, coelho, cordeiro e novilho precoce.

Com cerca de 200 expositores, a Mercosuper 2008 é promovida pela Associação Paranaense de Supermercados e nesta edição tem a estimativa de fazer R$ 500 milhões em negócios. Um grupo de 20 empresas argentinas participa das rodadas de negócios e na exposição de produtos. Em 11 estandes serão expostos azeites, vinhos, doces e frutas secas. A feira é a segunda maior do setor no Brasil e recebe R$ 12 milhões em investimentos.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top