skip to Main Content

Festival de Agricultura Urbana Praça Victor Civita

Agricultura Urbana Praça Victor Civita

Dia 22 de Maio

das 9 h às 22h

na Praça Victor Civita

(perto da estação Pinheiros do Metrô/CPTM)

Endereço: R. Sumidouro, 580 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05428-070

Telefone 11  3031-3689

Agricultura Urbana Praça Victor Civita

Venha participar de dezenas de atividades gratuitas tendo como tema a agricultura urbana. O festival faz parte da Virada Cultural e será realizado em parceria por prefeitura de São Paulo, Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz de Pinheiros (CADES), Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA), Instituto Kairós, Bia Goll Gastronomia e a empresa Farah Service.

O evento acontece das 9 às 20hs, sendo que a feira de orgânicos (com alimentos produzidos na cidade de São Paulo) e a praça de alimentação agroecológica funcionarão das 10h30 às 16hs. Os alimentos à venda na feira são produzidos em São Paulo!

Não é necessário se inscrever.

Atenção: os organizadores pedem aos participantes que tragam seus copos ou canecas e sacolas para as compras na feira de orgânicos e na praça de alimentação. O objetivo é fazer um evento lixo zero!

Programação

• 9h às 12 h – Minicurso “Como fazer uma horta na cidade”
Durante a aula haverá uma atividade prática de plantio e os participantes podem trazer ferramentas de jardinagem e mudas de ervas e hortaliças para montagem do canteiro.

• 10h – Aula de Yoga
Com o professor Marcelo Strufaldi. Venha com uma roupa larga e confortável.

•11h – Visita guiada à Praça Victor Civita
Apresentação das tecnologias sustentáveis do local: sistema de captação de água de chuva, saneamento ecológico, horta e compostagem.

11h – Atividade para as crianças
“Contos e Cheiros do saber que vem primeiro” – Uma vivência lúdica onde através de cheiros, brincadeiras e circo, as crianças descobrirão os poderes das plantas e os seus próprios poderes. Com a Companhia Giz de Ser .

• 11h30 – Sessão de autógrafos com Dra. Ana Primavesi

Agricultura Urbana Praça Victor Civita

Pioneira da agroecologia e uma das mais importantes pesquisadoras do mundo nas áreas de agricultura biológica e preservação de solos, ela estará autografando sua biografia “Ana Primavesi: Histórias de Vida e Agroecologia” e seu livro de contos “A Convenção dos Ventos“.

Oficinas

• 12h – Abelhas sem Ferrão, para conhecer as abelhas nativas brasileiras que não picam, são importantíssimas para os ecossistemas e precisam ser protegidas na cidade. Com SOS Resgate de Abelhas Sem Ferrão.

• 12h – Ecogastronomia com a cozinheira Bia Goll, para nos conectar com a natureza usando a gastronomia como ferramenta, compreendendo praticas de permacultura possiveis no nosso dia a dia.

• 13h – Plantas Alimentícias não Convencionais. Vamos aprender a utilizar as espécies que nascem espontaneamente na cidade, até mesmo nas frestas de calçadas, em receitas saborosas e nutritivas, além de degustar algumas delas. Com a nutricionista da CSA Brasil Mariana Passos Bechelli.

• 13h – Compostagem Doméstica, para aprender a transformar os resíduos orgânicos em adubo na sua casa. Com a equipe da Morada da Floresta.
• 16h30 – Como fazer uma minicisterna – Orientações para montar um sistema econômico de captação de água de chuva para regar sua horta urbana. Com Escola de Cisterna.

14 às 15 hs – Debate – Por que agricultura urbana?

Integrantes do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana (GEAU) e Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA) apresentam as razões pelas quais a agricultura urbana é considerada uma das principais vertentes da sustentabilidade mundial.

Agricultura Urbana Praça Victor Civita

15 às 17hs – Rodas de conversa simultâneas

Dá tempo de passear por várias delas!
• Encontro com os voluntários das hortas comunitárias de São Paulo
• Hortas Escolares: troca de experiências, desafios e oportunidades
• Encontro com os agricultores orgânicos profissionais da cidade de São Paulo e conversa sobre as propostas da CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura
• Novas tecnologias a serviço da agricultura urbana, para quem quer conhecer melhor e se integrar à rede dos Hortelões Urbanos e do app Cidades Comestíveis

• 16 às 17h30 – Disco Xepa
Lanche coletivo, gratuito e divertido elaborado com as sobras da feira e da praça de alimentação

• 17h30 – Show do Bando do Seu Pereira
Música dançante e agroecológica. Vem bailar!

• 18h30 – Exibição do filme Apart-horta

Agricultura Urbana Praça Victor Civita

Durante todo o festival

Exposição fotográfica “Criando Raízes”, de Paula Lopes, enfocando as hortas comunitárias de São Paulo.

Criação do mapa colaborativo das hortas comunitárias de São Paulo e pontos de venda de orgânicos.

Fonte – Nosso Foco

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top