skip to Main Content

Florianópolis planeja distribuir gratuitamente 500 kits de compostagem doméstica

Florianópolis planeja distribuir gratuitamente 500 kits de compostagem domésticaFoto: Prefeitura Balneário Camboriú / Creative Commons

O que fazer com o lixo tem se tornado um problema cada vez maior para as cidades, mas Florianópolis pensou em uma alternativa: compostagem, uma solução também utilizada por São Paulo.

Na capital, são produzidos 183 mil toneladas de lixo convencional por ano e só 6,85% são reciclados, segundo estudos da Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap), empresa de economia mista responsável pela coleta de resíduos sólidos e pela limpeza pública da capital, contratada pela prefeitura.

Os moradores da Capital geram 65 mil toneladas por ano de lixo orgânico. Destes, 24% são de restos de alimentos e 11% de resíduos verdes como podas, restos de jardinagem e folhas varridas durante a limpeza pública.

Diante desses dados, a Comcap, junto de escolas e associações de compostagem, lançou a ideia de distribuir kits de composteiras com minhocas e ensinar como reaproveitar o próprio lixo, para, assim, diminuir o envio desse material ao aterro. Essa é a proposta Minhoca na Cabeça!

A ideia é de distribuir gratuitamente 500 kits de compostagem com minhocas californianas para o processo de compostagem de orgânicos. Os perfis dos interessados serão avaliados para que as composteiras possam ser totalmente aproveitadas e o projeto será todo acompanhado por especialistas do Comcap, para que os resultados também sejam contabilizados.

Conforme planejado, os 500 moradores vão desviar 292 toneladas de resíduos orgânicos por ano com uma economia direta de R$ 43 mil em transporte até o aterro e redução de 70% na emissão de carbono.

Fonte – Mattheus Goto, The Greentest Post de 11 de dezembro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top