skip to Main Content

Fornecimento de sacolas plásticas azul e branca agora é lei

luisa_m_c_m_cruz

Corumba online de 26 de fevereiro de 2008

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira sancionou a Lei 2.027, que trata do fornecimento obrigatório de embalagens diferenciadas para acondicionamento de mercadorias pelas maiores redes de supermercados de Corumbá, como parte do programa de coleta seletiva do lixo.

Os supermercados com área comercial superior a 200 metros quadrados e que disponibilizam sacolas plásticas para armazenar mercadorias, terão que fornecê-las nas cores azul e branca. A lei foi publicada no último dia 23 e os estabelecimentos terão 40 dias para se adequarem.

A nova lei complementa as ações que o município vem realizando na implantação da coleta seletiva do lixo produzido na região urbana, cujo serviço já ocorre na região central desde outubro do ano passado, em dois dias da semana: às terças e quintas-feiras.

A adesão dos supermercados contribui para estimular mudanças de atitude da população, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Eboli, na orientação sobre a importância da separação do lixo para reduzir impactos ambientais que geram má qualidade de vida.

Maravilhoso senhor prefeito, já passou da hora de se fazer coleta seletiva e compostagem em todos os municípios do país. Isto é uma questão de responsabilidade de todos os administradores municipais.

Só que … o lixo de sua cidade vai gerar metano em duas cores diferentes de sacolas, que irão demorar 500 anos poluindo nosso querido planeta.

Agora … o senhor poderia ter sido mais corajoso ainda e enfrentar as petroquímicas e tornar obrigatório o plástico oxi-biodegradável nestas sacolas e nos sacos de lixo vendidos em sua cidade, aí sim seria uma medida maravilhosa.

Poderia ter ido mais longe senhor prefeito, poderia ter decretado que o comércio só utilizasse sacolas retornáveis e que os sacos de lixo vendidos na cidade fossem de 3 cores – à sua escolha, pois o que seria do laranja se todos gostassem do fucsia – uma cor – de preferência transparente, ih perai, transparente é cor? Hmmm … – para o lixo reciclável, permitindo que os lixeiros vissem se as pessoas estão realmente separando o lixo reciclável, uma outra cor para o lixo compostável – adubo para nosso solo cada vez menos fértil – e uma terceira cor para o rejeito – fraldas, absorventes, e o que mais não pode ser reciclado.

O senhor deu o primeiro passo, agora é hora de caminhar mais um pouco, o que é fácil porque é com o primeiro passo que se inicia a caminhada rumo a uma humanidade sustentável.

maverickapollo

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top