skip to Main Content

FUNVERDE expõe no Espaço Saúde – 28 de abril de 2007 – sábado

A prefeitura de Maringá, a cada 15 dias, faz o Espaço Saúde em um bairro diferente.Neste Sábado, dia 28 de abril de 2007 foi a vez do bairro Jardim Alvorada, no posto de saúde.A FUNVERDE foi convidada a participar do evento e de todos até o final do ano.

Os estagiários do curso de técnico em meio ambiente compareceram para distribuir sacolas ecológicas, explicando a diferença destas para as sacolas plásticas convencionais e incentivando as pessoas a só comprarem em estabelecimentos que utilizem as sacolas ecológicas ou então reiniciar o hábito de levar suas sacolas permanentes – embornais – às compras.
Foi explicado que na nova fase do projeto sacolas ecológicas, alguns mercados já estão aderindo às duas cores de sacolas – verde e branco – para incentivar a reciclagem e explicando o que é material reciclável e não reciclável, que isto gera renda às pessoas ao invés da esmola que o bêbado de plantão dá, não ensinando o povo a pescar.

Sempre focamos na superpopulação, explicando quanto maior a renda das pessoas, menos filhos elas fazem para consumir os recursos do planeta.

Foi falado também da importância da troca das lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes e da correta destinação final das lâmpadas flurescentes, por causa do perigo que é descartá-las no lixo. Neste assunto, foi comentado também da economia da dona de casa ao trocar estas lâmpadas, que consomem 1/10 do consumo da lâmpada incandescente, que ao trocar estas lâmpadas estão fazendo sua parte para impedir a construção de novas hidrelétricas.

Não posso deixar de comentar da pressão que aquele  bêbado lá de cima está fazendo para ganhar alguns bilhõezinhos de propina na construção de novas usinas sem estudo de impacto ambiental.

As pessoas ficaram sabendo também do projeto mata ciliar FUNVERDE, que tem como meta 1 ano 1 rio revegetado.

E finalmente, a destinação correta do óleo de comida já utilizado.

Muitas pessoas cobraram amostras do sabão, por isso, neste sábado, 05 de maio, após o plantio de árvores no Córrego Nazaré, iremos à casa do Elias da SANEPAR para fazermos sabão para o próximo Espaço Saúde. Assim, o pessoal que irá ministrar curso de sabão já vai aprendendo.

As pessoas também querem o curso já, então estamos pensando no próximo Espaço Saúde – evento que dura 5 horas – dar o curso lá.

O Hioka, químico vai ver esta possibilidade, porque se usa soda e isso é meio perigoso – tá bom, sou medrosa.

A Sueli, coordenadora do projeto sabão de óleo utilizado está vendo como pode ser dado esse curso, afinal ainda tem 23 bairros para receber o evento e não podemos perder esse pessoal que hoje joga o óleo no ralo da pia e o máximo que fazem é jogar água quente para não entupir a pia.

E isso não tem classe social não, nem escolaridade ou idade. Tenho perguntado como quem não quer nada para um monte de gente e 99,9% joga mesmo na pia o óleo depois que não lhe serve mais.

Abaixo, informações retiradas do site da prefeitura sobre  o Espaço Saúde.

“O Espaço Saúde, uma ação do Programa Maringá Saudável, oportunizou à comunidade participar da degustação de alimentos saudáveis; se informar sobre a dengue; receber orientações sobre prevenção de câncer intestinal; realizar e coleta de material para exame de prevenção do câncer do colo do útero; sobre saúde bucal; aferição pressão arterial; receber informações sobre amamentação; verificar medidas corporais e antropométricas; receber vacinas complementares do esquema básico de vacinação; ser orientadas sobre os malefícios do tabagismo e alcoolismo; receber orientações nutricionais; e ter aconselhamento sobre mudanças de hábitos.

Também serão oferecidas orientações sobre plantas medicinais; informações sobre limpeza e manutenção da cidade; atividades recreativas e lúdicas para as crianças para prevenir acidentes de trânsito; e glicemia capilar. Será possível, ainda, realizar exames para detecção de HIV/Aids e receber orientações de combate à violência contra a mulher.O evento está inserido nas diretrizes de “municípios de comunidades potencialmente saudáveis” da Organização Mundial da Saúde – OMS, e da Organização Pan-Americana de Saúde – Opas, Unicamp e Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade – IPES.

É um projeto inovador, focado na mudança da cultura do tratamento da doença para o investimento na promoção da saúde.A meta é melhorar a qualidade de vida dos maringaenses, a partir de uma série de atividades físicas, culturais, esportivas, educacionais, nutricionais e de cidadania. A base do trabalho é a participação popular. As comunidades são ouvidas. As propostas agrupadas e analisadas pelo Grupo de Trabalho Inter-setorial do Maringá Saudável. Além de servidores municipais, professores, técnicos e alunos de cursos da Uniandrade, Faculdades Cidade Verde e Pontifícia Unidade Católica – PUC, participaram da realização do evento o Clube dos Desbravadores, Senac, Gastrocentro e voluntários da comunidade em geral.” (Prefeitura Municipal de Maringá)Mesa e 4 cadeiras emprestadas pelo Manezinho da Skol.

Detalhe, 4 cadeiras para 40 pessoas se revezarem.

Os estagiários recebendo instruções para passar para os visitantes.

Revezamento de cadeiras.

Outras atividades.

 

 

This Post Has One Comment

  1. Muito bom e excelente para o meio ambiente todas estas atividades e gestões. Sou sócio do Rotary Internacional, através do Rotary Clube de Natal.

    Gostaria de receber a receita de fabricação do sabão com oleo de comida usado. Quero apresentar um projeto ao clube para ser diundido nas comunidades carentes com o apoio da polução em geral no recolhimento dos resíduos de óleo em suas casas.

    Isso é excelente para o meio ambiente e promove auto-sustentação.

    Desde já agradeço pela atenção e envio das informações solicitadas.
    Atenciosamente
    Francisco AQUINO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top