skip to Main Content

Governo do Paraná adota papel reciclado em material de escritório

Sheila in Millstone

A partir deste mês, todas as instituições da administração pública estadual vão começar a substituir o tradicional papel branco usado em cartões, recibos, papéis timbrados, publicações, processos e embalagens, por exemplo, pelo produto reciclado. O decreto regulamentando a Lei 15.696 – que dispõe sobre a utilização de materiais de expediente confeccionados em papel reciclado sancionada pelo governador Roberto Requião em novembro do ano passado – foi assinado nesta terça-feira (08), na Escola de Governo, pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Segundo o secretário, a substituição será gradativa. “As empresas deverão disponibilizar para uso imediato os estoques de papel branco, clorado e não-reciclável. Até dezembro deste ano, a meta estipulada é que 30% do papel usado nas instituições seja confeccionado com pelo menos 50% de matéria-prima reciclada”, explicou. “De janeiro a junho de 2009 a meta sobe para 50% e depois disso os estoques deverão ser 100% compostos papel pós-consumo”, completou.

Entre os benefícios do produto reciclado o secretário citou a redução do volume de resíduos encaminhado aos aterros sanitários, diminuição dos custos com matéria-prima e economia dos recursos naturais. “Apenas 30% do papel que circula em nosso Estado é recolhido. Agora há um incentivo para aumentar este índice”, afirmou Rasca.

Ele acrescentou que a fabricação do papel reciclado diminui o consumo de energia elétrica, pois a pasta de celulose já está processada, e evita a derrubada de árvores. “A produção de uma tonelada de papel reciclado poupa o corte de 30 árvores, economiza 98% de água e 80% de energia elétrica”, detalhou. Além disso, esta nova orientação irá promover a inclusão social, aumentando a procura por matéria-prima reciclada e possibilitando melhor renda aos carrinheiros.

O deputado estadual Luiz Malucelli Neto, autor do projeto de lei, também esteve presente à Escola de Governo e destacou que nos tempos atuais é preciso gerenciar com inovação sustentável e responsável, combinando geração de riqueza com preservação ambiental.

“Portanto, se faz necessário modificar padrões de comportamento. É chegada a hora de incorporar novas práticas, rompendo antigos paradigmas. É preciso aprender a reduzir a quantidade de lixo, reciclar os objetivo e reutilizar os materiais que podem ser usados como matéria-prima no ciclo de produção”, declarou. Para ele, com esta iniciativa o Paraná se torna referência para os demais estados e para governo federal, “contribuindo de fato e de direito na prática com a sustentabilidade do país”.

SELO AZUL – Durante a solenidade também foi apresentado o ‘Selo Azul-Papel Reciclado’, uma certificação criada pela Secretaria do Meio Ambiente para comprovar que o papel foi confeccionado com pelo menos 50% de matéria-prima reciclada. “Agora, para as empresas efetuarem a venda para o governo será necessário que elas estejam devidamente credenciadas pela Secretaria através do Selo que deverá constar nas embalagens dos produtos”, informou o coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria, Laerty Dudas.

O fabricante dos materiais reciclados poderá obtê-lo mediante a apresentação de laudos técnicos que comprovem a composição do papel reciclado, emitidos por laboratórios devidamente credenciados pela Secretaria.

Infelizmente é só no Paraná, mas ainda bem que sempre começa no Paraná.

Este Post tem 6 Comentários

  1. TENHO ENTERESSE DE RECICLAR PAPEL,GOSTARIA DE SABER QUAIS OS PROCEDIMENTOS,POIS TRABALHO NUNHUMA EMPRESA QUE CONSUME PAPEL,MAS NÃO RECICLA ,EU ESTOU ENTERESSADA DE FAZER ISSO OK

  2. Gostaria de conhecer os métodos de reciclagem para apresentar um projeto de reciclagem, pois, trabalho em uma empresa que gasta muito papel. por isso gostaria de apresentar um projeto de reciclagem para empresa.

  3. Gostaria de conhecer os métodos de reciclagem para apresentar um projeto de reciclagem, pois, trabalho em uma empresa que gasta muito papel. por isso gostaria de apresentar um projeto de reciclagem para empresa.

  4. Olá pessoal, sou Irailton de Souza representante comercial de uma fabrica de papel reciclado pós-consumo com selo AZUL,quero me colocar a disposição para qualquer informação, inclusive venda para empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top