skip to Main Content

Ilha de Wight pode ser a primeira totalmente ecológica da Europa

captainadventure 

Globo online

A administração municipal da Ilha de Wight, ao sul da Inglaterra, caracterizada pela força dos ventos e das marés, quer transformá-la em totalmente dependente de energias renováveis.

Segundo projeto publicado nesta sexta (02) pelo jornal “The Guardian”, a ilha se propõe a utilizar a energia gerada com os excrementos das 5.500 vacas do rebanho local para mover ônibus. Já a energia produzida pelas marés poderia ser exportada para o resto da Inglaterra.

Entre outras idéias estudadas, de acordo com o jornal, está a de oferecer energia de graça a todos os veículos motorizados e estimular o uso de bicicleta e charretes. Existem planos para encorajar os turistas a deixar o carro em casa e utilizar os transportes públicos da ilha.

O Prefeitura de Wight entrou em contato com o arquiteto Terry Farrell (que está ajudando a construir na China a maior cidade ecológica do mundo) e com a Universidade de Southampton, que pesquisa o potencial energético da ilha.

Segundo as autoridades locais, a conversão ecológica da ilha é a melhor maneira de estimular uma economia como a de Wight, dominada pelo turismo e pelo esporte de vela.

Mais da metade da ilha é considerada como de beleza natural extraordinária. O litoral é muito protegido e as águas são limpas.

Apesar desses atrativos indubitáveis, os salários de Wight são os segundos mais baixos de todo o país. Quase metade dos 130.000 habitantes tem mais de 50 anos.

“Estamos em posição muito boa para nos convertermos na ilha mais verde da Europa”, diz o principal administrador local, Joe Duckworth.

“Poderíamos ser grandes exportadores de energia maremotora. A tecnologia já existe, há dinheiro para financiá-la, e todo mundo está desejando”, afirma Duckworth.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top