skip to Main Content

I´m a " greenwashing " – A rede de Lojas Pompéia inova no setor varejista e passa a utilizar sacolas de Plástico Verde em suas 63 unidades gaúchas

A rede de Lojas Pompéia inova no setor varejista e passa a utilizar sacolas de Plástico Verde em suas 63 unidades gaúchas.

Com esta ação, a Pompéia, segundo dados próprios, será a primeira rede do varejo brasileiro a oferecer esse modelo de sacolas plásticas aos clientes, com o objetivo de incentivar a conscientização sobre o uso de materiais de baixo impacto ambiental.

Para tanto, a Braskem, fabricante de resinas termoplásticas e produtos petroquímicos, produzirá a sacola tradicional em Polietileno Verde, material fabricado a partir do etanol da cana de açúcar.

Além disso, as novas sacolas levarão o selo “I’m Green” da fabricante e serão comercializadas pela Nobelpack, parceira da Braskem e especializada em embalagens.

Fonte – Site Baguete de 01 de agosto de 2011

Sacolas de cana são um crime contra a humanidade e não importa a boa vontade das lojas Pompéia, eles estão cometendo um crime ambiental até contra os humanos que ainda não nasceram.

Usa-se terra fértil e água potável, recursos naturais cada vez mais escassos e preciosos para a humanidade para plantar alimento que depois será desviado do prato dos humanos e transformado em algo inútil – sacola plástica de uso único – e que após meia hora de uso será jogada no planeta e ali ficará por no mínimo 500 anos.

Sim, caso você não saiba a sacola de cana não é biodegradável, isto é, fica por 500 anos poluindo o planeta, tal e qual uma sacola plástica de uso único feita de petróleo, mas isso a Braskem não conta para ninguém.

Estamos em um país em que a reciclagem não chega a 1%, em que apenas 6% das cidades contam com reciclagem organizada pela prefeitura, em que existem pouco mais de 10% de cidades que contam com aterros controlados, não estamos falando nem em aterros sanitários, apenas controlados, enfim, temos problemas seríssimos com resíduos sólidos pós consumo, o que quer dizer que este plástico jamais irá para a reciclagem, principalmente porque um catador precisa coletar aproximadamente 800 sacolas para conseguir vender 1 quilo de plástico enquanto precisa coletar apenas 60 latas de aluminio para conseguir este quilo, então, imagine o que ele prefere coletar. Sacolas plásticas de uso único praticamente não são recicladas no Brasil, não se engane.

Abaixo as sacolas feitas de cana ou sacolas feitas de comida, só use sacolas retornáveis.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top