O ‘Bloco de plástico de sílica’ ou SPB tenta enfrentar esse problema, um tijolo por vez

A empresa indiana Rhino Machines lançou o Silica Plastic Blocks, um tijolo ecológico de construção feito com a reciclagem de resíduos de areia/poeira de fundição (80%) e resíduos plásticos mistos (20%), em colaboração com laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. O projeto Silica-Plastic Bloc teve como finalidade resolver o desperdício da usina de recuperação de areia na usina de fundição de máquinas Rhino. As pesquisas da equipe interna de pesquisa e desenvolvimento, resultou na possibilidade de unir o pó de areia / fundição com plástico. Ao usar o plástico como um agente de ligação, a necessidade de água durante a mistura e a cura posterior é completamente eliminada.

Os tijolos podem ser usados ​​diretamente após o resfriamento do processo de moldagem. Verificou-se que esses tijolos de plástico eram 2,5 vezes mais resistentes que os tijolos de barro vermelho normais e consumiam cerca de 70 a 80% do pó de fundição, com um uso 80% menor de recursos naturais. Durante o período de quatro meses, várias indústrias, como hospitais, indivíduos, organizações sociais e empresas municipais locais foram abordadas para fornecer plástico limpo. No total, seis toneladas de resíduos de plástico e dezesseis toneladas de poeira e areia da indústria de fundição foram coletadas e prontas para serem recicladas.

Como o SPB é o resultado de um resíduo, o custo de produção é competitivo. A Rhino Machines agora está se preparando para apresentar uma solução ecossistêmica para que as fundições em todo o país possam desenvolver e distribuir esses SPBs em suas zonas de impacto por meio da RSE (Responsabilidade social corporativa) uma iniciativa do governo da Índia para as empresas adotarem causas filantrópicas e retribuírem à comunidade. Esses SPBs podem ser usados ​​para construir paredes, banheiros, campus escolares, clínicas de saúde, pavimentação, vias de circulação etc.