skip to Main Content

Indústria do plástico investe para defender sacolas

Programa de Qualidade e Consumo irResponsável de Sacolas Plásticas tem R$ 19,6 milhões

Acredite: há empresas que são prejudicadas com o crescente incentivo à sustentabilidade. Em campanhas de comunicação e em conversas entre consumidores conscientes, é comum ouvir discursos para que a sociedade reduza o consumo, reutilize e recicle as sacolas plásticas. Por conta desta tendência, a indústria do plástico está se movimentando para defender o seu faturamento com um investimento na ordem de R$ 19,6 milhões até 2011.

O dinheiro está sendo usando pelo Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas. Entre as ações do projeto há uma campanha de comunicação para “reforçar a imagem dos plásticos como produtos de alto valor agregado, indispensável na vida moderna, além de sustentáveis, uma vez que podem ser reutilizados e reciclados”.

Até o final de 2009, a previsão de consumo das embalagens plásticas é de 15 bilhões ante 16,2 bilhões em 2008 e 17,9 bilhões em 2007, o que resulta em 16,2% de redução do início do programa até agora. Os fabricantes trabalham para produzir embalagens dentro de novas especificações. Com isso, o consumidor não precisaria mais colocar uma sacola dentro da outra para carregar as compras ou não encher totalmente e utilizá-la somente pela metade.

O Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas também treinou mais de três mil operadores de caixa e supervisores das redes de supermercados Pão de Açúcar, Carrefour, Zaffari e G Barbosa para orientar os consumidores sobre o uso responsável das sacolinhas.

Fonte – Bruno Mello, do Mundo do Marketing de 21 de janeiro de 2010

Foto – Mediagrapher / photo

Esse dinheiro está sendo usado para para incentivar o uso do plástico e assim fazer a máfia do plástico lucrar mais ao invés de ser utilizado para incentivar as cooperativas de reciclagem do plástico para limpar a sujeira que criam. Deveria ser usado para equipar a limpeza pública das prefeituras para limpar a sujeira do plástico que criam todos os segundos.

Outra coisa, esse tal de programa de qualidade e consumo responsável de sacolas plásticas é uma fantasia, um faz de conta, uma cortina de fumaça para a indústria do plástico ser vista como a salvadora do universo, sendo que este programa de cara já aumentou em 30% o plástico no país ao fazer as sacolas ficarem 30% mais espessas ou pesadas, como você preferir.

Por que que a plastimorte e o xico tóxico não comentam em nenhuma campanha que seu plástico demora 500 anos para se decompor? Que seu plástico tão fantástico tem percentual de reciclagem de menos de 1%? Que seu plástico eterno destroi toda a vida tanto na terra quanto no mar? Quase 20 milhões gastos em um ano para mentir para a população, para limpar a barra da máfia do plástico. Greenwashing fantástico!

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top