skip to Main Content

Inseticidas neonicotinóides e organofosfatos prejudicam a capacidade migratória de aves

Aves que viajam longas distâncias entre suas áreas de reprodução e invernada podem ser particularmente suscetíveis a inseticidas neurotóxicos, mas a influência de inseticidas na capacidade de migração é pouco compreendida.

Após a exposição aguda a dois inseticidas agrícolas amplamente utilizados, o imidaclopride (neonicotinóide) e o clorpirifos (organofosfato), foram comparados os efeitos sobre a massa corporal, atividade migratória e orientação em uma ave que se alimenta de sementes, o pardal ( Zonotrichia leucophrys).

Durante a migração da primavera, os pardais foram capturados, mantidos e dosados por gavagem diariamente durante 3 dias com o controle do veículo, doses baixas (10% LD50) ou elevadas (25% LD50) de imidaclopride ou clorpirifos e testados em ensaios de orientação migratória, pós-exposição e durante a recuperação.

As aves de controle mantiveram a massa corporal e uma orientação para o norte sazonalmente apropriada ao longo da experiência. As aves dosadas com imidaclopride exibiram declínios significativos nos depósitos de gordura e massa corporal (perda média: -17% baixa, -25% de dose alta) e não conseguiram orientar correctamente. O clorpirifos não teve efeitos evidentes na massa, mas prejudicou significativamente a orientação.

Estes resultados sugerem que aves silvestres consumindo o equivalente a apenas quatro sementes de canola tratadas com imidacloprid ou oito grânulos de clorpirifós por dia durante 3 dias podem sofrer comprometimento.

Referência

Imidacloprid and chlorpyrifos insecticides impair migratory ability in a seed-eating songbird. Margaret L. Eng, Bridget J. M. Stutchbury & Christy A. Morrissey. Scientific Reports, volume 7, Article number: 15176 (2017). https://doi.org/10.1038/s41598-017-15446-x

Fonte – EcoDebate de 17 de agosto de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top