skip to Main Content

Japão inaugura usina solar que flutua sobre a água

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=0801_K7VZGo]

Embora as usinas de energia solar produzam uma fonte renovável, que reduz muito a quantidade de emissões de gases do efeito estufa, em geral, elas precisam ocupar uma grande área. Mas no Japão, onde o espaço físico é extremamente escasso, a tendência atual é a construção de usinas de energia solar flutuantes.

Na prefeitura de Hyogo, uma estação solar flutuante foi lançada em maio. Ela se localiza em um reservatório e vai produzir cerca de 2.680 megawatts-hora (MWh) por ano – o suficiente para manter 820 famílias. As empresas Kyocera Corp, uma grande empresa de painéis solares japonesa, e a Century Tokyo Leasing, começaram a desenvolver esses projetos. A Kyocera planeja construir dezenas de estações em reservatórios de todo o Japão, especialmente nas áreas mais prejudicadas em relação ao espaço disponível.

A estação conta com cerca de 9,1 mil painéis solares à prova d’água e um flutuador feito de polietileno de alta densidade. É a terceira instalação desse tipo da Kyocera. As outras duas, em versões menores, foram lançadas em lagos no início de 2015. A medida será muito útil para a estratégia energética do Japão após o desastre de Fukushima, pois pode praticamente dobrar a quantidade de fontes renováveis de energia ​​no país até 2030.

Energia rentável

As operações da estação foram iniciadas em meados de junho. Ela tem uma área de 333 metros por 77 metros, e de acordo com o Japan Times, vai vender a energia que produzir para a empresa Kansai Electric Power, em Osaka, por cerca de US$ 780 mil anuais.

Uma das vantagens de estações de energia solar flutuantes é a eficiência. Um relatório da Korea Water Resources Corporation descobriu que nas temperaturas mais baixas dos módulos flutuantes a eficiência é 11% superior aos equivalentes em terra. A água resfria o sistema e, assim, ajuda a gerar energia de forma mais eficaz. Os reservatórios são lugares ideais para essas instalações. Ao sombrear a água, elas também reduzem a evaporação e o crescimento de algas, duas preocupações comuns em relação aos reservatórios.

A Kyocera lançará uma grande instalação solar flutuante no reservatório Yamakura Dam, da prefeitura de Chiba, até março de 2016, o que irá gerar um número estimado de 15.635 megawatts-hora em um ano. A estação se tornará a maior instalação solar flutuante do mundo.

Fonte EcoD de 19 de junho de 2015

País sério é outra coisa. Anunciaram a construção em setembro do ano passado e menos de um ano depois já está em funcionamento.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top