skip to Main Content

Lançamento do projeto ECOCAIXAS – multiplicadores de boas práticas ambientais em supermercados

coyote_11_11

 A FUNVERDE tem a honra de convidar V. S.ª para participar do evento de lançamento do projeto ECOCAIXAS – MULTIPLICADORES DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS EM SUPERMERCADOS, , no dia 8 de outubro de 2007, segunda-feira, às 08h30min nas dependências do Supermercado Cidade Canção da Avenida Mandacaru.

O projeto objetiva a transformação de caixas e empacotadores de supermercados em multiplicadores de boas práticas ambientais, visando aumentar a reciclagem e melhorar as práticas ambientais nas residências dos clientes dos supermercados.

Neste dia, estaremos contando com a presença do Doutor Saint Clair Honorato Santos, Procurador de Justiça do Meio Ambiente e coordenador da CAOP – Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Meio Ambiente do Paraná, do Sr Silvio Barros II, prefeito de Maringá, do Sr. Carlos Tavares, Presidente da ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá, entre outras autoridades.

O projeto será expandido para todos os supermercados de Maringá e posteriormente para todo país.

Contamos com a sua presença,

Atenciosamente

Cláudio José Jorge
Presidente da FUNVERDE

Serão dois dias de treinamento com 4 turmas de 60 funcionários que serão orientados a conscientizar a dona de casa a reciclar e melhorar suas práticas ambientais, diminuir sua pegada ambiental.

No supermercado passam pessoas de todas as classes sociais, de todas as idades e de variada formação acadêmica, tornando-se assim, o local ideal para dar educação ambiental para adultos.

Após a compra, o consumidor aguarda o empacotamento e este é o momento ideal para um diálogo rápido e objetivo , quando o empacotador pode incutir novos padrões de consumo e de gerenciamento de resíduos e de ensinar os clientes a preservar recursos naturais em suas casas.

A solução para a sobrevivência dos seres vivos no planeta não vem de nenhuma lei ou de nenhum político, não vem de nenhuma ação individual, vem da mudança coletiva no padrão de produção e consumo da população e da redução de sua pegada ambiental.

Lembre-se de que se todos consumissem como os norte americanos, seriam necessários mais 3 planetas para suprir a pegada ambiental que eles deixam no planeta.

Porque é necessário incentivar a reciclagem

Vamos utilizar Maringá como exemplo.

Em Maringá, não se recicla nem 10% dos 327 toneladas diárias de lixo, das quais 40% poderiam ser recicladas.

Desse lixo, 50% poderia também ser compostado, gerando adubo para um planeta em que a terra fértil é cada vez mais escassa.

Do lixo doméstico, menos de 10% é lixo de verdade, que não pode ser reciclado, mas atualmente vemos nosso aterro sanitário crescer incontrolavelmente, principalmente por plásticos.

Esse projeto faz parte do objetivo maior da FUNVERDE, que é diagnosticar qualquer problema que afeta o planeta, encontrar soluções práticas, viáveis economicamente e que existam agora, no presente,  e por fim aplicar estas soluções para eliminar o problema que existia (sempre utilizando o bom senso, pois o radicalismo não leva a soluções, só cria polêmicas, atitude típica de ecologistas do Século XX).

Outro grande objetivo da FUNVERDE é reduzir a pegada ambiental dos seres de hoje para que possa existir um futuro para os seres de amanhã.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top