skip to Main Content

Líder mundial no uso de agrotóxicos, Brasil aumentou utilização de defensivos agrícolas em 190% em 10 anos

Líder mundial no uso de agrotóxicos, Brasil aumentou utilização de defensivos agrícolas em 190% em 10 anos

Desde 2008, o Brasil ocupa a incômoda liderança no ranking mundial de uso de agrotóxicos. De acordo com a Anvisa, nos últimos 10 anos, a utilização mundial desse tipo de substância aumentou 93%. No Brasil, o salto foi ainda maior: 190% (!!). 130 mil toneladas de defensivos agrícolas são utilizados no país todos os anos.

Mas, felizmente, o uso exagerado de agrotóxicos não é unanimidade no Brasil. Existem excelentes iniciativas de cultivo orgânico país afora que merecem ser compartilhadas – como a do agricultor Jelson Turetta, de Foz do Iguaçu (PR). Ele trabalha há mais de 40 anos com agricultura, mas há 20 decidiu iniciar uma lavoura de forma 100% orgânica.

“Meus filhos começaram a colher as verduras para consumo próprio. Aí comecei a ter mais cuidado. Há uns 15 anos, eu fiz um curso de orgânica e aperfeiçoei mais o que eu já sabia na prática. Desde então estamos produzindo sem o uso de química e veneno”, explica.

No dia a dia, ele sente as diferenças entre os dois tipos de cultura: “Você entra na lavoura e sabe que não tem contaminação. Você pode colher um tomate e comer ali mesmo, no máximo você vai ingerir terra – mas não vai ingerir veneno, nem química”, brinca.

Ps 1: Pensando em conter o uso exagerado de defensivos agrícolas, em 1991, o dia 11 de janeiro foi estabelecido como o Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos. O decreto determinava mais controle e rigor nas fiscalizações de uso desses produtos. Em 2002, ele foi ampliado e passou a requisitar prescrição e orientação técnica para que pudesse ser utilizado. Mas, na prática, pouca coisa mudou…

Ps 2: Em dezembro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento determinou que 63 produtos atualmente utilizados para o controle de ferrugem asiática sejam suspensos. Isso significa que esses fungicidas podem continuar sendo vendidos, mas não podem mais ser utilizados para o controle da doença. A medida está publicada no Diário Oficial da União e a lista dos produtos suspensos pode ser consultada aqui.

Fontes – Web Rádio Água / The Greenest Post de 16 de janeiro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top