skip to Main Content

Madrid proíbe carros a combustível fóssil no centro já a partir de novembro

Foto: Fermín Rodríguez Fajardo, CC BY 2.0

Numa tentativa de limpar o ar da cidade, os carros movidos a motor de combustão interna passam a estar proibidos de circular no centro de Madrid já a partir do próximo dia 23 de novembro. A partir dessa data, apenas veículos elétricos e híbridos plug-in com pelo menos 40km de autonomia em modo elétrico podem circular no centro.

A exceção vai para residentes e taxistas, apesar de a câmara pretender que até 2025 os táxis tenham de ser todos pelo menos parcialmente elétricos.

A medida é ambiciosa e lembra outras que cidades europeias do norte, como Oslo, estão a começar a implementar. Para garantir que as regras são cumpridas, foram instaladas câmaras de vigilância na zona de exclusão. Quem for apanhado a circular com um carro proibido, paga uma multa de 90 euros.

Os residentes, que passam a ser os únicos autorizados a circular com carros a gasolina e gasóleo, são também os únicos que podem que podem estacionar na rua. Todos os outros terão de usar uma garagem. O objetivo é, também, limpar as ruas de carros, para aumentar os passeios, introduzir limites de velocidade de 30km/hora e devolver os espaços públicos aos cidadãos.

Fonte – Greensavers 26 de outubro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top