skip to Main Content

Manual Internacional de Fertilidade do Solo

O IPNI Brasil disponibiliza uma das mais importantes publicações do instituto: Manual Internacional de Fertilidade do Solo.

A primeira edição deste manual foi publicada pelo Potash & Phosphate Institute em 1978, na sua versão original em Inglês. Devido a grande procura pela comunidade agronômica da América Latina, ele foi também publicado nas versões Espanhol e Português.

Com a crescente demanda de informações nas diferentes regiões do mundo abrangidas pelo programa internacional dos Institutos da Potassa e do Fosfato dos EUA e do Canadá(PPI/PPIC), atualmente International Plant Nutrition Institute (IPNI), foi elaborada uma nova edição, enfatizando respostas aos nutrientes obtidas em locais distintos dos citados na versão original.

A publicação em Português foi o resultado da excelente tradução do texto feita pelo Dr. Alfredo Scheid Lopes, Professor Emérito do Departamento de Ciência do Solo, da Universidade Federal de Lavras.

Além das adaptações às nossas condições de clima e solo, Prof. Alfredo incluiu notas explicativas, novos conceitos visuais e apêndice com definições de conceitos, níveis de fertilidade do solo e tabelas caracterizando os fertilizantes e calcários de acordo com a legislação vigente no país.

Fonte – IPNI de 9 de maio de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top