skip to Main Content

Matosinhos abraça luta contra o desperdício alimentar

A LIPOR e os seus Municípios Associados estão a implementar uma estratégia concertada para a redução do Desperdício Alimentar, onde está previsto o desenvolvimento de ações, iniciativas e projetos comuns, no âmbito da prevenção da produção de resíduos alimentares.

Em Portugal, estima-se que ao longo de toda cadeia, o desperdício de alimentos represente 17% da produção alimentar anual num valor aproximado de cerca de 1 milhão de toneladas, pelo que é urgente atuar nesta vertente.

Segundo a Lipor, depois dos excelentes resultados obtidos no projeto piloto no município do Porto, o projeto foi estendido aos municípios de Matosinhos. O Embrulha apresenta-se como mais uma solução na luta contra o desperdício de alimentos e a redução da produção de resíduos, fazendo renascer a cultura de levar as sobras de uma refeição do restaurante e reaproveitar os alimentos que se transformariam em resíduos.

Com a parceria entre a Lipor, a Câmara Municipal de Matosinhos, a Hidurbe e a APHORT, o alargamento do projeto Embrulha ao Município de Matosinhos teve início no passado dia 16, Dia Mundial da Alimentação.

Neste sentido, serão disponibilizadas embalagens sustentáveis e gratuitas aos restaurantes para oferta aos seus clientes, dando-lhes a possibilidade levarem comodamente e em segurança as suas sobras alimentares. Além disso, o projeto será acompanhado de modo a verificar a adesão dos clientes a esta prática e avaliar o impacto que o projeto terá na produção de resíduos alimentares dos restaurantes.

Nesta fase inicial, o projeto conta com a colaboração de 14 restaurantes de Matosinhos, Leça da Palmeira, São Mamede de Infesta e Custóias.

Fonte – Greensavers de 17 de outubro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top