skip to Main Content

MIT usa tronco de árvore para produzir filtro altamente eficiente

MIT usa tronco de árvore para produzir filtro altamente eficienteOs pesquisadores usaram pedaços de pinheiro branco com pequenas tubulações de plástico. | Foto: MIT

O produto pode ser a solução para comunidades rurais e lugares remotos que não dispõem de água potável

Será que o segredo de tudo está na natureza? Mais uma vez, cientistas encontraram no meio ambiente a solução para um problema cotidiano. Desta vez, a descoberta deu origem a um sistema simples de filtragem de água a partir de troncos de árvores.

Desenvolvido por uma equipe do MIT, a tecnologia de baixo custo é capaz de filtrar até quatro litros de água por dia, removendo até 99% da bactéria E. Coli, que é comum em humanos e animais, porém pode causar problemas em grandes quantidades – infecção intestinal e urinária são os mais comuns.

Para isso, foi utilizado um pedaço de alburno, que é a parte logo abaixo da “casca” da madeira e é constituída por células vivas responsáveis por conduzir água e nutrientes para as folhas. Os pesquisadores usaram pedaços de pinheiro branco com pequenas tubulações de plástico para criar o filtro de água, mas outras árvores estão sendo testadas para quem sabe descobriram maneiras de eliminar outros tipos de contaminantes. Detalhes do processo podem ser conferidas no estudo publicado no Plos One.

Existe uma enorme variação entre as plantas. Poderia haver plantas muito melhores lá fora, que são adequados para este processo. Idealmente, um filtro seria uma fatia fina de madeira que você poderia usar por alguns dias, em seguida, jogá-la fora e substituí-la sem quase nenhum custo”, explica Rohit Karnik, professor de engenharia mecânica no MIT.

O produto pode ser a solução para comunidades rurais ou lugares remotos que, por falta de saneamento básico, são abastecidos por água contaminada. Não é intenção do grupo criar algo para o mercado, a ideia é justamente ser uma alternativa de baixo custo e feita em pequena escala.

Fonte – CicloVivo de 26 de abril de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top