skip to Main Content

MP lança campanha para substituir sacolas plásticas

Dizzy Design

MInistério Público do Estado da Paraíba –  Procuradoria geral de Justiça de 07 de Maio de 2008 16h23

O Ministério Público da Paraíba em parceria com o Sindicato dos Panificadores de João Pessoa, estará lançando nesta quinta-feira, às 16 horas, uma campanha de responsabilidade ambiental, que será coordenada pelo 1º Centro de Apoio Operacional às Promotorias (CAOP), terá início na Panificadora Bonfim e será estendida às demais padarias.

Segundo o coordenador do 1º CAOP, Promotor de Justiça, Hamilton de Souza Neves, a primeira idéia seria substituir as sacolas de plástico por sacolas biodegradáveis, mas o Sindicato dos Panificadores sugeriu que fosse adotado projeto semelhante ao apresentado no Estado de Santa Catarina, em que o consumidor leva a sacola e retorna nas compras seguintes com a mesma sacola, sem a necessidade de distribuir a sacola plástica considerada lesiva ao meio ambiente. Por isso, essa embalagem é chamada “sacola permanente”.

Em reuniões anteriores com os participantes da campanha, a Panificadora Bonfim se prontificou a iniciar distribuição da sacola permanente. A idéia será desenvolvida em parceria com a empresa Bunge que atua na área de panificação. A Panificadora também lançará campanha de orientação ao consumidor sobre a utilização da sacola permanente. “A intenção é que a partir dessa campanha todo o ramo de panificação adote essa postura, e, posteriormente, também o varejo”, informa o Promotor.

Segundo Joaquim Sales, proprietário da Panificadora Bonfim, foram produzidas cerca de duas mil sacolas para o lançamento da campanha. O consumidor poderá adquirir a sacola por R$ 2,50 que é o preço de custo. A sacola é feita em tecido 100% algodão e confeccionada aqui mesmo, no município. A partir do lançamento, a panificadora passará a distribuir o pão em sacola permanente ou embrulhar o pão em papel, informou.

“A sacola plástica convencional polui e danifica o meio ambiente e leva cerca de 250 anos para se decompor. Já a sacola biodegradável se decompõe, sem deixar resíduos na natureza, em apenas dois anos. Só que a produção de embalagens biodegradáveis ainda não é suficiente para atender a grande demanda, por isso nós adotamos para a nossa campanha a sacola permanente”, informou Romualdo Farias de Araújo, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Paraíba (SINDIPAN-PB).

Este Post tem 2 Comentários

  1. Gostaria muito de começar a ajudar o planeta fabricando sacolas ecologicas.
    Vocês tem idéia por onde posso começar?! Voces indicam fornecedores? 🙁

    Aguardo retorno.
    Obrigada,
    Karina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top