skip to Main Content

Mutirão recolhe 63 kg de microlixo e resgata tartaruga na encosta de SV

Mutirão encontrou bolas de Natal que faziam parte da carga de navio (Foto: Divulgação)

Ação foi realizada neste domingo; embalagens plásticas e invólucros de drogas foram retirados da praia

Tampinhas de garrafa pet, canudos e embalagens plásticas diversas totalizaram 63 quilos de material coletado neste domingo (29), por voluntários da ONG Ecomov, que realizou mais um mutirão de limpeza na orla de São Vicente. Até mesmo uma tartaruga foi encontrada durante o trabalho voluntário e encaminhada com vida para tratamento.

De acordo com o presidente da entidade, Rodrigo Brandão Azambuja, esta foi a 18ª ação de campo e faz parte de uma série de iniciativas que estão sendo realizadas há um ano. Desta vez, o local escolhido para a coleta foi uma área de cerca de 150 metros quadrados na região do canto da Ilha Porchat, na Praia dos Milionários. E o resultado surpreendeu.

Total de embalagens coletadas surpreendeu a ONG (Foto: Divulgação)

”A maior parte dos resíduos é de embalagens alimentares de várias origens. Sacolas plásticas, tampínhas de garrafa, fragmentos de canudos. E acabamos encontrando ainda grande quantidade de invólucros de entorpecente”.

A quantidade coletada pelos voluntários é considerada grande. ”Se considerarmos microlixo, que são itens de 2 milímetros a 15 centímetros, por exemplo, é muita coisa”, ressalta Azambuja.

Do total do material, havia 183 tampinhas de garrafa e 178 pinos de droga. Além de latinhas, relógios e vários outros objetos, incluindo bolas de Natal que faziam parte da carga de 46 contêineres do navio Log-In Pantanal, que caíram no mar em 11 de agosto de 2017.

Tartaruga

Durante o trabalho dos 22 voluntários, uma surpresa. Uma tartaruga da espécie Chelonia mydas (tartaruga verde) foi localizada na encosta. ”Ela estava letárgica, fraca, com certeza ingeriu plástico”. O Corpo de Bombeiros foi acionado e o animal foi encaminhado para técnicos do Instituto Gremar.

Segundo o presidente da Ecomov, tartaruga provavelmente havia engolido plástico (Foto: Divulgação)

Fonte – A Tribuna de 29 de julho de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top