skip to Main Content

Nasa diz que em 1.000 anos a Terra nunca aqueceu tanto como agora

monthlyanoms_gis_201607

cada mês, órgãos de pesquisa do clima divulgam que a temperatura da Terra bate recordes. Mas agora o alerta parece ainda mais irrefutável. Cientistas da NASA, liderados por Gavin Smith, diretor do Instituto Goddard da agência espacial norte-americana, afirmam que o planeta está se aquecendo a uma taxa que não havia ocorrido nos últimos mil anos.

De acordo com eles, continuaremos a aquecer “pelo menos” 20 vezes mais rápido do que a média histórica ao longo dos próximos 100 anos, algo sem precedentes. Julho desse ano foi o mais quente já registrado e estimativas dizem que 2016 terá um pico de 1.38ºC acima dos níveis relatados no século 19. Esse número é perigosamente perto do limite de 1.5ºC determinado pelo acordo climático de Paris.

Desta forma, se a humanidade tiver a mínima esperança de combater o ritmo assustador a que o aquecimento global caminha, Schmidt alerta que “manter as temperaturas abaixo do guarda-chuva dos 1.5ºC exige cortes significativos e muito rápidos nas emissões de dióxido de carbono, o que é muito improvável”.

Para ele, não estamos fazendo nem o necessário para manter o planeta abaixo da elevação de 2ºC, considerada catastrófica nos próximos 100 anos. “Não há nenhuma pausa ou hiato no aumento da temperatura. As pessoas que pensam isso estão vendo o mundo através de lentes cor-de-rosa. Trata-se de um problema crônico para a sociedade para os próximos 100 anos”, afirmou o cientista.

Fonte – EcoGuia de 30 de agosto de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top