skip to Main Content

Nova York mapeia todas as árvores da cidade

central-park-arvores-mapa-interativo-nova-york

O Departamento de Parques e Recreação de Nova York acaba de disponibilizar um guia interativo que mostra a localização e características de todas as árvores da cidade.

Isso foi feito com base no último censo botânico, que contou com o trabalho de 2.300 voluntários – inclusive adolescentes – para coletar dados de mais de 685 mil ruas. Acompanhados por monitores treinados, eles observaram a espécie das árvores, mediram a circunferência do tronco, analisaram o estado de saúde da casca e registraram as coordenadas de cada uma usando um GPS.

“Conseguimos excelentes dados neste projeto”, elogia Jennifer Greenfeld, assistente comissionada de recursos naturais, horticultura e florestas.

Com estas informações, a o Departamento de Parques pode focar na manutenção das árvores e enviar especialistas para avaliarem exemplares que cresceram demais ou que estão doentes. O número de árvores da cidade cresceu em 12,5% desde o último censo realizado em 2005.

Mapa interativo

mapa-interativo-arvores-nova-york

Além disso, o guia é um presente para todos que circulam na cidade e que são interessados por biologia. Nos mapas interativos, os usuários podem inserir um endereço para obter imagens das espécies que estão naquela rua e o formato de suas folhas, além de visualizar códigos de cores que mostram o tipo de árvore e circunferência do tronco.

Quanto vale esta árvore?

O mapa também traz uma informação peculiar: o valor monetário daquela árvore para o ambiente. Por exemplo, um plátano localizado na rua Halsey em Brooklyn absorve mais de 15 mil litros de água por ano, um “serviço” avaliado em US$37. Ao fornecer sombra e deixar o quarteirão mais fresco, ela conserva quase 2 mil kWh, economizando mais de US$250 para os moradores daquela região.

Pedido de poda

mapa-visao-de-cima-arvores-nova-york

Os usuários do mapa também podem requisitar manutenção de alguma árvore específica e registrar atividades voluntárias de cuidados realizadas nas árvores – algo que o Departamento quer incentivar.

Todos os nova-iorquinos são livres para regar as árvores, recolher lixo e tirar mato dos canteiros das plantas. Colocar flores e cobrir a terra dos canteiros com casca de pinus também são consideradas boas ações por parte dos cidadãos.

Atividades mais específicas, porém, como poda ou corte, só podem ser feitas por pessoas que têm as autorizações corretas concedidas pelo município. O Departamento de Parques oferece treinamento de vários níveis para os moradores.

Fãs de árvores

voluntarios-mapa-arvores-nova-yorkOs milhares de voluntários que ajudaram no censo são alguns dos cidadãos de Nova York apaixonados por plantas urbanas, e Greenfeld acredita que o mapa vá ajudar a expandir esse fã-clube.

Outras cidades que adotaram censos semelhantes são Washington D.C., Chicago, Los Angeles e São Francisco. Mas o mapa interativo de Nova York é muito especial, com tantas opções de serviços e informações.

Fontes – Citylab / New York City Street Tree Map / Hypescience

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top