skip to Main Content

Novo estudo sugere que o aquecimento global pode ser o dobro do que os modelos climáticos preveem

Resultado de imagem para Novo estudo sugere que o aquecimento global pode ser o dobro do que os modelos climáticos preveem

Um novo estudo baseado em evidências de períodos quentes do passado sugere que o aquecimento global pode ser o dobro do previsto.

O futuro aquecimento global pode eventualmente ser duas vezes mais quente que o projetado pelos modelos climáticos e o nível do mar pode subir seis metros ou mais, mesmo se o mundo atingir a meta de 2°C, segundo uma equipe internacional de pesquisadores de 17 países.

Os resultados publicados na semana passada na Nature Geoscience são baseados em evidências observacionais de três períodos quentes ao longo dos últimos 3,5 milhões de anos, quando o mundo foi de 0,5°C-2°C mais quente do que as temperaturas pré-industriais da 19 th Century.

A pesquisa também revelou como grandes áreas das calotas polares poderiam entrar em colapso e mudanças significativas nos ecossistemas poderiam fazer com que o Deserto do Saara se tornasse verde e as bordas das florestas tropicais se transformassem em savanas dominadas pelo fogo.

“Observações de períodos de aquecimento anteriores sugerem que vários mecanismos amplificadores, que são mal representados em modelos climáticos, aumentam o aquecimento a longo prazo além das projeções de modelos climáticos”, disse o principal autor do estudo, Hubertus Fischer, da Universidade de Berna.

“Isso sugere que o orçamento de carbono para evitar 2°C de aquecimento global pode ser muito menor do que o estimado, deixando muito pouca margem para erro para atingir as metas de Paris.”

Para obter seus resultados, os pesquisadores analisaram três dos períodos mais bem documentados, o máximo térmico do Holoceno (5.000-9.000 anos atrás), o último período interglacial (129.000 a 11.000 anos atrás) e o período quente médio do Plioceno (3.3- 3 milhões de anos atrás).

O aquecimento dos dois primeiros períodos foi causado por mudanças previsíveis na órbita da Terra, enquanto o evento médio do Plioceno foi o resultado de concentrações atmosféricas de dióxido de carbono que foram 350-450 ppm – o mesmo que hoje.

Combinando uma ampla gama de medições de núcleos de gelo, camadas de sedimentos, registros fósseis, datações usando isótopos atômicos e uma série de outros métodos paleoclimáticos estabelecidos, os pesquisadores reuniram o impacto dessas mudanças climáticas.

Em combinação, esses períodos dão fortes evidências de como uma Terra mais quente apareceria quando o clima se estabilizasse. Em contraste, hoje nosso planeta está se aquecendo muito mais rápido do que qualquer um desses períodos, à medida que as emissões de dióxido de carbono causadas pelo homem continuam a crescer. Mesmo que nossas emissões parassem hoje, levaria séculos a milênios para alcançar o equilíbrio.

As mudanças na Terra sob essas condições passadas foram profundas – houve retiros substanciais das camadas de gelo da Antártida e da Groenlândia e, como conseqüência, os níveis do mar aumentaram em pelo menos seis metros; os intervalos de plâncton marinho mudaram a reorganização de ecossistemas marinhos inteiros; o Saara tornou-se mais verde e as espécies florestais deslocaram-se 200 km em direção aos pólos, assim como a tundra; as espécies de grande altitude declinaram, as florestas tropicais temperadas foram reduzidas e nas áreas do Mediterrâneo a vegetação mantida pelo fogo dominou.

“Mesmo com apenas 2°C de aquecimento – e potencialmente apenas 1,5°C – impactos significativos no sistema da Terra são profundos”, disse o co-autor Prof Alan Mix da Oregon State University.

“Podemos esperar que o aumento do nível do mar possa se tornar imparável por milênios, afetando grande parte da população mundial, infraestrutura e atividade econômica”.

No entanto, essas mudanças observadas significativas são geralmente subestimadas em projeções de modelos climáticos que se concentram no curto prazo. Em comparação com essas observações anteriores, os modelos climáticos parecem subestimar o aquecimento a longo prazo e a amplificação do calor nas regiões polares.

“Os modelos climáticos parecem ser confiáveis para pequenas mudanças, como para cenários de baixas emissões em períodos curtos, digamos nas próximas décadas até 2100. Mas como a mudança se torna maior ou mais persistente, seja por causa de emissões mais altas, por exemplo cenário de negócios como de costume, ou porque estamos interessados na resposta de longo prazo de um cenário de baixas emissões, parece que eles subestimam a mudança climática ”, disse o co-autor Prof Katrin Meissner, Diretor da Mudança Climática da Universidade de New South Wales Centro de Pesquisa.

“Esta pesquisa é uma chamada poderosa para agir. Diz-nos que, se os líderes de hoje não abordarem com urgência as nossas emissões, o aquecimento global trará mudanças profundas ao nosso planeta e ao nosso modo de vida – não apenas neste século, mas muito além disso ”.

Referência

Fischer, H., Meissner, K.J., Mix, A.C., et al. Palaeoclimate constraints on the impact of 2 °C anthropogenic warming and beyond. Nature Geoscience, 25 June 2018. https://www.nature.com/articles/s41561-018-0146-0

 

Fontes – Alvin Stone, Australian Research Council’s Centre of Excellence for Climate System Science / tradução e edição Henrique Cortez, EcoDebate de 10 de julho de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top