skip to Main Content

O calor extremo ligado à mudança climática pode afetar adversamente a gravidez

calorFoto: Wilson Dias/Agência Brasil

As mulheres grávidas são um grupo importante, mas até agora amplamente ignorado, vulnerável aos efeitos do calor extremo ligado às mudanças climáticas, de acordo com uma nova pesquisa de Sabrina McCormick , PhD, professora associada de meio ambiente e saúde ocupacional, na Faculdade de Saúde Pública do Instituto Milken, da Universidade George Washington.

“Esperar que as mães sejam um grupo importante cuja vulnerabilidade única ao estresse por calor deve ser tida em conta na política de saúde pública”, diz McCormick, que estudou os impactos das mudanças climáticas na saúde humana há mais de uma década e serviu como o principal autor da Avaliação Especial do Painel Intergovernamental de Mudança Climática, vencedor do Prêmio Nobel. “A exposição ao calor extremo pode prejudicar as mães grávidas e seus bebês, especialmente em situações em que a grávida tem acesso limitado ao pré-natal”.

McCormick e Leeann Kuehn, uma ex-aluna da GW MPH, que simultaneamente estudavam para ser assistente de um médico, realizaram a revisão sistemática mais extensa, até agora, dos artigos de pesquisa que identificam como as exposições relacionadas ao calor resultam em efeitos adversos para a saúde das mulheres grávidas. Eles seguiram o guia Preferred Reporting para análises sistemáticas e meta-análises (PRISMA) para identificar e rever sistematicamente artigos de PubMed e Cochrane Reviews sobre exposições relacionadas a alterações climáticas e efeitos adversos para a saúde das mulheres grávidas.

Os estudos, que McCormick e Kuehn identificaram, fornecem evidências de que a exposição a temperaturas extremas pode afetar negativamente os resultados dos partos, incluindo mudanças na duração da gestação, peso ao nascer, nascimento fetal e neonatal durante temperaturas inusitadas.

“Nosso estudo indica que há necessidade de novas pesquisas sobre as formas em que as mudanças climáticas e o aquecimento em particular afetam a saúde materna e os resultados neonatais”, diz McCormick. “A pesquisa também mostra que padrões uniformes, para avaliar os efeitos do calor sobre a saúde fetal materna, precisam ser estabelecidos”.

Referência

Heat Exposure and Maternal Health in the Face of Climate Change
Leeann Kuehn and Sabrina McCormick. Int. J. Environ. Res. Public Health 2017, 14(8), 853; doi:10.3390/ijerph14080853
http://www.mdpi.com/1660-4601/14/8/853/htm

Fontes – Kathleen Fackelmann, George Washington University, tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate de 09 de agosto de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top