skip to Main Content

O custo ambiental das embalagens de comida para viagem

EcoDebate

Cientistas dizem que mais deveria ser feito para combater o crescente impacto ambiental das embalagens de comida para viagem.

Um novo estudo estima que 2 bilhões de embalagens por ano sejam usados apenas na União Européia (UE). Ele também diz que encontrar uma maneira de reciclar recipientes descartáveis para viagem poderia ajudar a reduzir as emissões equivalentes de gases de efeito estufa gerados anualmente por 55.000 carros.

Os pesquisadores, da Universidade de Manchester, realizaram o primeiro estudo abrangente sobre os impactos ambientais de recipientes de comida descartável para viagem. Eles analisaram os recipientes de alumínio, poliestireno (isopor) e polipropileno (plástico transparente). Estes foram comparados com recipientes plásticos reutilizáveis, como o “Tupperware”.

Por exemplo, o estudo constatou que, embora os contêineres de isopor tenham a menor pegada de carbono – 50% menor que os de alumínio e três vezes menores que os plásticos – eles não podem ser considerados embalagens sustentáveis, pois não são reciclados em massa e geralmente acabam em aterro.

O mercado global de alimentos para viagem está crescendo rapidamente, com um valor projetado de mais de £ 80 bilhões em 2020. O setor usa uma grande quantidade de contêineres para viagem descartáveis, estimados neste estudo em 2 bilhões de unidades por ano somente na União Europeia (UE).

 

Apesar disso, a escala dos impactos sobre o meio ambiente dos contêineres de comida para viagem utilizados neste setor em crescimento não foi medida até agora.

O estudo utilizou a avaliação do ciclo de vida (ACV) para estimar os impactos dos contêineres, levando em consideração sua fabricação, uso e gerenciamento de resíduos no fim da vida útil. Ao todo, a equipe de pesquisa investigou 12 impactos ambientais diferentes, incluindo mudanças climáticas, esgotamento de recursos naturais e ecotoxicidade marinha.

O estudo descobriu que o contêiner de isopor era a melhor opção entre os contêineres descartáveis em todos os impactos considerados, incluindo a pegada de carbono. Por exemplo, o contêiner de isopor tinha uma pegada de carbono 50% menor que o alumínio e três vezes menor do que o plástico. Isto é devido à menor quantidade de materiais e energia utilizada na produção de isopor em comparação com os outros dois tipos de recipientes.

No entanto, os contêineres de isopor atualmente não são reciclados e não podem ser considerados uma opção de embalagem sustentável. O estudo estima que a reciclagem de metade dos contêineres atualmente em uso, conforme previsto pela política de reciclagem da UE para o ano de 2025, reduziria sua pegada de carbono em um terço. Isso economizaria 61.700 t CO 2 eq. por ano em nível da UE, equivalente às emissões de gases com efeito de estufa geradas anualmente por 55.000 automóveis. A maioria dos outros impactos seria reduzida em mais de 20%.

O Dr. Alejandro Gallego-Schmid, o principal autor, explica: “Alcançar esse nível de reciclagem de recipientes de isopor será um desafio. Embora tecnicamente possível e praticado em pequena escala em alguns países, as principais dificuldades estão relacionadas à coleta dos recipientes usados e aos custos associados.

O Dr. Joan Fernandez Mendoza, um dos autores do estudo, acrescentou: ‘Por serem tão leves, os contêineres de isopor podem ser facilmente surpreendidos, contribuindo para o lixo urbano e marinho. Assim, apesar de seus menores impactos ambientais no ciclo de vida em relação aos outros contêineres, os contêineres de isopor não podem ser considerados uma opção de embalagem sustentável, a menos que possam ser reciclados em larga escala”.

O estudo também descobriu que os contêineres Tupperware reutilizáveis tinham uma pegada de carbono menor do que o isopor descartável quando eles eram reutilizados mais de 18 vezes. Isso ocorre apesar da energia e da água usadas para a limpeza. Recipientes descartáveis de plástico transparente precisavam ser reutilizados menos vezes – apenas cinco – para se tornarem melhores para a pegada de carbono do que para o isopor.

A professora Adisa Azapagic, a líder do projeto, comentou: “Como consumidores, podemos desempenhar um papel significativo na redução dos impactos ambientais das embalagens de alimentos, reutilizando os recipientes de alimentos o maior tempo possível. Nosso estudo mostra claramente que quanto mais os reutilizamos, mais baixos os impactos se tornam em suas vidas estendidas.

Original

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top